Transformers, são vocês? Kia anuncia linha de carros que podem literalmente se transformar

O lançamento do veículo futurista deve ocorrer em 2025.

Aproveitando a CES 2024, ocorrida nos últimos dias, a montadora sul-coreana Kia Motors anunciou a Platform Beyond Vehicles (PBV), uma linha de carros-conceito no formato de uma van totalmente modulável.

Para se ter uma ideia, as expectativas são de que a PBV possa ter tanto o formato de uma van tradicional quanto de um táxi ou de uma caminhonete (utilitário), a depender da necessidade do usuário. O veículo deve entrar em produção a partir de 2025.

De acordo com informações preliminares, apesar de estarem apresentando apenas veículos-conceito agora, a Kia já está construindo uma fábrica com capacidade de produzir 150 mil carros em um ano.

(Imagem: Kia/reprodução)

A Kia também usou a CES 2024 para anunciar pelo menos três modelos de PBV: o PBV5, o PV7 e o PV1, que têm poucas distinções entre si. Ademais, a companhia asiática falou do Robotaxi PV5, que está sendo desenvolvido em parceria com a Motional e será um veículo especializado em serviços de carona.

Como funciona a modulação do PBV?

Segundo a Kia, a Platform Beyond Vehicles foi arquitetada de modo a facilitar a personalização dos veículos que compõem a linha. Com isso, poderão ser trocadas todas as peças internas, módulos da carroceria e até motores e baterias.

Servindo-se dessa possibilidade, os consumidores podem usar um único veículo como van, carro de passeio e caminhonete, apenas montando e desmontando seus componentes. É realmente muito interessante!

(Imagem: Kia/reprodução)

Por suas características, os PBVs serão ideais para serviços de carga e descarga, transporte de um número considerável de passageiros e carona, como já citado antes.

Conforme também já foi citado antes, os veículos da Platform Beyond Vehicles ainda são protótipos e só devem entrar em produção no ano que vem, indo ao mercado asiático no mesmo ano.

Nesse compasso, podemos estimar que esses carros futuristas podem estar chegando no mercado automobilístico ocidental em meados de 2026, caso seja interesse da Kia vende-los por aqui.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.