Jogo de videogame é prescrito por médicos para tratar o TDAH

EndeavorRX é o primeiro jogo online indicado pela FDA para o tratamento de crianças com TDAH.

Em 2020, o EndeavorRX, da Akili Interactive, é o primeiro jogo a receber autorização da Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, para ser usado como recurso no tratamento do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) em crianças.

Apesar de, atualmente, só ser possível ter acesso ao respectivo tratamento por meio de prescrição nos EUA, este momento é revolucionário para a indústria de jogos digitais e altera em definitivo o que a sociedade entende como tratamento e medicamentos. Afinal, remédio não precisa mais significar apenas pílulas ou injeções. Assim, confira agora mais informações sobre o tratamento para TDAH com videogame!

Leia mais: Diferenças entre DDA e TDAH e alguns possíveis sintomas desses transtornos

Em um primeiro olhar, o EndeavorRx pode parecer ser só mais um jogo, como todos os outros. No entanto, o jogo foi desenvolvido em colaboração com neurocientistas para estimular e melhorar as regiões do cérebro que desempenham um papel fundamental no mecanismo de estímulo e controle de atenção.

Entenda o jogo

Desenvolvido para a plataforma iOS, o EndeavorRX pode ser “gerenciado” a partir de um iPhone ou iPad, e o funcionamento do jogo é muito simples: os jogadores conduzem uma plataforma voadora por diferentes cenários, como o espaço glacial, o fundo do oceano e até o interior de um vulcão.

Portanto, para finalizar os desafios sugeridos e continuar pelas etapas, o usuário pode mover seu personagem para ambos os lados, acertando alvos e evitando obstáculos colocados no decorrer da trajetória.

Como o jogo melhora os sintomas do TDAH?

O objetivo do jogo é treinar crianças com TDAH para apresentar um melhor desempenho em multitarefas e ignorar o que tire seu foco, usando algoritmos de computador para medir seu desempenho e personalizar a dificuldade do jogo em tempo real. Uma vez prescrito o tratamento, por um médico qualificado, os pais da criança recebem um link de ativação, necessário para ter acesso ao jogo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Akili Interactive, até mesmo o simples ato de jogar está associado a uma melhor concentração em um terço das crianças pesquisadas. Esta é uma das conclusões obtidas pelo ensaio clínico randomizado adotado para levantamento e análise de dados, chamado de duplo-cego.

Recomendações e efeitos colaterais

Sendo assim, o EndeavorRX é uma forma de terapia digital investigativa projetada para treinar o direcionamento da atenção e o controle cognitivo em casa, através do jogo, por meio de uma interface semelhante a um videogame. A diretriz é jogar 25 minutos por dia, 5 dias por semana, durante 4 semanas.

Além disso, como efeito adverso, em algumas crianças, apenas uma sensação de frustração foi observada e, eventualmente, algumas dores de cabeça pela exposição prolongada à tela.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.