Tratando a gagueira: robôs são criados para complementar a terapia
Novos robôs de interação social são capazes melhorar a fluência na fala de pessoas que possuem dificuldades. Entenda como funciona.
A gagueira é um distúrbio na fala, com isso, seu fluxo normal é afetado, interferindo na fluência. No entanto, ela não pode ser causada por doenças subjacentes, podendo ter relação com o nervosismo. Dessa forma, essa condição pode ser tratada, inclusive novos robôs prometem ajudar na evolução da fala dessas pessoas. Veja a seguir como eles funcionam.
Leia mais: Gagueira Infantil: O Que Deve Ser Feito Para Ajudar Crianças Que Gaguejam
Robôs de interação prometem ajudar no tratamento da gagueira
Os chamados robôs sociáveis são ótimos candidatos para atuarem nas ferramentas de tratamento da gagueira, assumindo papel de ajudantes. Para corroborar a informação, estudos recentes avaliam positivamente essa novidade para o uso clínico.
Neste cenário, os robôs se mostram uma alternativa vantajosa por possuírem presença física. Dessa forma, eles conseguem se sobressair quando comparados com aplicativos e programas de Inteligência Artificial.
Problemáticas da gagueira
Infelizmente, pessoas com esse distúrbio acabam sendo afetadas de maneira negativa. Dessa forma, elas podem desenvolver baixa autoestima e ansiedade, principalmente quando são solicitadas a falar em público. Paralelo a isso, Torrey Loucks, ex-diretor de pesquisa do Institute for Stuttering Treatment and Research (ISTAR), afirma que aperfeiçoar a fala dessas pessoas melhora a imagem pessoal delas, assim como mostra que esses indivíduos são comunicadores eficientes.
Um pouco mais sobre os robôs sociáveis
Os robôs se destacam em tarefas que são repetitivas e podem ser programáveis e adaptáveis às especificidades de cada paciente. Além disso, as pesquisas informam que os indivíduos preferem robôs sociais, já que as tecnologias como tablets e smartphones não são tão divertidas e interativas.
É importante ressaltar que os robôs não substituirão os médicos e fonoaudiólogos, diferente do que muitos pensam. Ou seja, eles apenas irão agregar na qualidade de tratamento por suportarem a necessidade de um maior tempo de exercícios, ajudando e alcançando um maior número de pessoas.
Comentários estão fechados.