Trauma de desenvolvimento: como pode afetar seu relacionamento

Traumas não tratados da sua infância podem afetar negativamente seus relacionamentos.

O termo “trauma de desenvolvimento” é usado pela psicologia para retratar experiências – como estresse, negligência, maus-tratos e abusos – que afetaram o desenvolvimento psicoemocional durante a infância. Os efeitos desses traumas são extensos e podem se manifestar durante toda a vida e de diferentes maneiras.

Leia mais: Estudos fazem a associação de traumas na infância a transtornos alimentares

Efeitos negativos de traumas da infância não tratados

O trauma de desenvolvimento pode criar mecanismos de defesa e insegurança na pessoa, o que pode impactar negativamente até nos relacionamentos futuros. Por isso, é importante e útil entender como tais experiências podem afetar cada um. Abaixo separamos 6 formas de manifestação do trauma que podem afetar o presente.

1. Receio de ser abandonado

Quando na infância uma pessoa sofre um trauma, pode-se criar um medo profundo de abandono. Na fase adulta, esse medo pode se manifestar por meio de apegos, ciúmes exagerados, possessividade e dificuldade em confiar nos outros.

2. Em constante conflito

Ao crescer em ambientes tóxicos, com constantes brigas, discussões, gritos e conflitos, a criança entende que essa é a forma correta de interagir. Isso resulta em adultos que não possuem habilidades em se comunicar e que estão em constante conflito consigo e com outras pessoas.

3. Receio de conflitos

Por outro lado, alguns sobreviventes podem evitar conflitos ao máximo, por crescerem vendo que não era seguro participar de qualquer discussão. Vale ressaltar que existem conflitos saudáveis e que esses são importantes em qualquer relacionamento, pois ajudam na construção da confiança, segurança e aproximação.

4. Resistência em pedir ajuda

Pessoas que não cresceram com apoio emocional, podem ter dificuldades para pedir ajuda, levando a sensação de conforto ao realizar atividades por conta própria. Além disso, esse comportamento pode gerar dificuldade de expressão de sentimentos e vulnerabilidade em relacionamentos.

5. Luta para estabelecer limites ou para respeitar o limite dos outros

Quem passa por um trauma de desenvolvimento pode ter dificuldade em identificar, avisar ou respeitar os limites necessários em um relacionamento. Quando se cresce em um lar no qual os limites eram escassos, a pessoa pode ter dificuldade em expressar suas limitações ou respeitar as dos outros.

6. Necessidade de um espaço seguro ou tempo afastado

Pessoas que sobreviveram a traumas de desenvolvimento precisam de um espaço físico seguro e de um tempo para lidarem com suas emoções.

Além dessas, outras diversas manifestações negativas podem assolar quem passou por trauma de desenvolvimento, gerando efeitos na memória, corpo, autoestima e saúde mental. Contudo, eles podem e devem ser tratados por especialistas, caso você identifique algum, recomenda-se buscar ajuda.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.