Três advertências podem levar à demissão?
Se o trabalhador levar três advertências ele pode ser demitido por justa causa? Saiba mais sobre.
Para aqueles que trabalham na iniciativa privada, pensar em demissão é sempre algo muito preocupante para muitos brasileiros. A estabilidade parece algo distante da realidade, necessitando sempre ‘pisar em ovos’, atuando em empresas privadas, para se manter no emprego.
Mas, em alguns casos, há questões que podem levar o trabalhador à demissão por justa causa, como as advertências. Continue a leitura e saiba mais!
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No que consiste a advertência
As advertências são maneiras de correção do trabalhador, do aluno e dos que vivem em relações sociais. Ela possui um viés educativo para que os trabalhadores se alertem e repensem sobre o comportamento.
Em algumas ocasiões, receber uma advertência representa um sinal negativo, pois, de certa forma, é uma repreensão de alguma conduta que fugiu as regras do trabalho. Contudo, para os que sabem encarar as críticas, ela pode ser uma maneira de repensar algumas condutas.
Mas é importante que o trabalhador esteja ciente de seus deveres e direitos, na medida que esses são pontos chaves para garantir sua estabilidade. Acumular advertências no local de trabalho pode provocar situações complicadas, até mesmo uma demissão.
Pode levar à demissão?
Não há nenhuma previsão legal na legislação que diga que após três advertências causa demissão por justa causa. O primeiro ponto é que a advertência possui um caráter educativo.
Conhecer as leis trabalhistas é fundamental para o trabalhador reivindicar seus direitos. Nesse contexto, a demissão por justa causa só é aceita caso haja uma falta grave do trabalhador.
Todavia, há alguns casos que podem levar a uma demissão por justa causa, mas esses precisam de uma análise previa. É preciso lembrar que a advertência é educativa, mas que o trabalhador precisa mudar as suas atitudes depois de recebê-la. Insistir no mesmo erro pode prejudicar e causar situações desconfortáveis no local de trabalho.
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