Tudo o que você precisa saber sobre Economia Solidária

A Economia Solidária é uma forma de atingir amplamente os processos humanitários. Saiba mais.

Você já ouviu falar em Economia Solidária? Não sabe o que é? Então deixa que a gente explica para você. A Economia Solidaria nada mais é do que um meio autônomo de auxiliar os recursos humanos, visando a diminuição de desigualdades a longo prazo. Também pode ser considerada como um grupo de ações econômicas, de produção, distribuição, consumo, poupança e também crédito.

Além disso, ela é capaz de dar um novo significado ao lucro, modificando todo o trabalho e o transformando em algum benefício para toda a sociedade, e não apenas para uma parte considerável dela.

Indo mais a fundo

Dentro da economia capitalista, uma coisa é óbvia: aqueles que alcançam o sucesso apenas acumulam para si benefícios, já aqueles que constantemente perdem só conseguem desvantagens. Mas, para que fosse acessível uma visão de igualdade completa, haveria a necessidade de todos os participantes realizarem atitudes solidárias e não competitivas, como ocorre atualmente.

No entanto, a Economia Solidária, apenas poderá ser organizada em um cenário de igualdade. O botão de iniciação deste recurso é a associação entre iguais e não desiguais.

Dessa maneira, na cooperativa de produção, modelo de empresa solidária, todos os indivíduos que possuem o cargo de sócios receberiam a mesma parcela do capital, e todos os votos teriam a mesma autoridade na hora de tomar decisões.

Todavia, caso haja a necessidade de eleger diretores, eles serão escolhidos de acordo com a decisão da maioria, e terão plena responsabilidade perante eles no momento de prestar contas. Nessa hipótese, não haveria nenhuma competição entre os membros da companhia, mas se houvesse o avanço da empresa, todos receberiam os mesmos benefícios.

Em suma, o foco da Economia Solidária é diminuir consideravelmente a desigualdade dentro do país em que for aplicada. Porém, ao que tudo indica, não haveria grande sucesso, e mesmo que todas as empresas se dispusessem a aplicar tal recurso em suas organizações, muitas sucumbiriam e acabariam falindo. Tudo isso graças às diferenças de habilidades e inclinações pessoais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.