Tudo sobre Ginástica acrobática: O que é, História e Regras e Características

Ginástica acrobática: Saiba o que engloba, o que é, a história por trás deste esporte, sua principal regra e as principais características.

0

Há divergências sobre a origem da Ginástica Acrobática. Há quem diga que ela surgiu há milhares de anos atrás, no ano 2300 a.c. no Egito, em que, através de escavações arqueológicas, foram descobertas pinturas ilustrativas. Em outra perspectiva, faz-se referências também a Antiga Grécia, algumas pinturas em jarras e cerâmicas revelam que os exercícios acrobáticos já eram praticados naquela época.

Mas a ideia mais forte é a que foi a partir da Idade Média, que surgiu as atividades circenses que, aliadas às festas populares e a outros eventos similares, contribuíram para a expansão desta ‘’modalidade’’.

A Ginástica Acrobática teve o seu primeiro quadro competitivo formal em 1934, quando se realizou a primeira competição na antiga URSS.

O que é a Ginástica acrobática?

Se trata de uma modalidade de grande exigência física e técnica que combina o poder, a força, e destreza com a peculiaridade de exigir também aos seus praticantes uma boa expressão artística e ritmo musical. Requer equilíbrio, flexibilidade e agilidade.

É uma modalidade não-olímpica. É praticada ao som de música, em pares (femininos, masculinos ou mistos) e grupos de ginastas (trios femininos e quadras masculinas

Este esporte desperta coragem, força, coordenação motora, flexibilidade, habilidades de saltos e equilíbrio aos acrobatas.

É muito comum a aproximação entre Ginástica Acrobática e Ginástica Artística, são equivalentes:os movimentos isolados (a acrobacia em si) são (exercícios dinâmicos), por equilíbrios e força (exercícios estáticos) e por exercícios individuais (saltos, giros, equilíbrios e etc).

Geralmente, as regras se baseiam praticamente na perfeição dos movimentos, tanto em questões estéticas visuais, quanto físicas. Os ginastas devem executar uma série de movimentos que ocorrem nos aparelhos e no solo.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.