Túneis subterrâneos prometem acabar com os engarrafamentos
Com o objetivo de aliviar o tráfego nas principais cidades, Elon Musk deu início ao seu projeto chamado "The Boring Company". Saiba mais!
Elon Musk é um bilionário conhecido por seus grandes projetos visionários, e uma das suas últimas iniciativas foi a construção de túneis subterrâneos. Com isso, ele tem o objetivo de aliviar o tráfego nas principais cidades, como Los Angeles, o que deu início ao seu projeto chamado The Boring Company.
Acompanhe a leitura e entenda mais sobre os túneis subterrâneos do Elon Musk.
Veja como surgiu a ideia de construir túneis subterrâneos
Essa ideia surgiu primeiramente em um tweet do bilionário no final de 2016. “O trânsito está me deixando louco. Vou construir uma tuneladora e começar a cavar”, disse.
Após isso, foi criada a The Boring Company, com o objetivo de construir túneis subterrâneos para acabar com os engarrafamentos das cidades. Porém, seis anos depois, os únicos túneis abertos ao público têm apenas 2,7 quilômetros de extensão, sob o Centro de Convenções de Las Vegas.
Os túneis foram construídos em cerca de um ano com máquinas de perfuração e custaram cerca de US$ 47 milhões, segundo a The Boring Company. Entretanto, o sistema LVCC Loop só fica operacional quando ocorrem grandes convenções no estado de Nevada. Além disso, as viagens ainda são gratuitas, mas os funcionários não descartam que no futuro pode haver um custo para usar o túnel.
Em 2018, Elon Musk previu que os carros circulariam pelo túnel a uma velocidade de 150 milhas por hora. Porém, nos testes realizados pelo EL PAÍS, a velocidade máxima foi de apenas 36 milhas por hora.
Haverá túneis em outras cidades?
No momento, segundo relatos da mídia, os projetos de túneis subterrâneos em Los Angeles, Chicago e Baltimore foram abandonados, e o sistema LVCC de Las Vegas ainda é bastante diferente da ideia original de Musk.
Além disso, quando o bilionário apresentou um protótipo desses túneis, ele garantiu ao público que apenas veículos elétricos autônomos os usariam. Porém, em Las Vegas, todo Tesla tem um motorista.
O LVCC Loop foi inaugurado em 2021 e, de acordo com a The Boring Company, ele opera quando ocorre alguma grande convenção na cidade. Na feira de automóveis SEMA 2021, por exemplo, o sistema transportou “entre 24.000 e 26.000 passageiros por dia”.
O EL PAÍS conversou com os usuários do túnel e nenhum deles encontrou qualquer desvantagem no sistema gratuito. Ainda, o jornal tentou entrar em contato com a The Boring Company sobre projetos futuros e taxas, mas não obteve resposta.
Comentários estão fechados.