Último ano de faculdade? Veja como diminuir o estresse

Para te ajudar a se livrar desse mal, selecionamos algumas dicas importantes que devem ser praticadas principalmente durante o período de execução do TCC.

Em média, uma graduação dura de quatro a cinco anos, período de grande aprendizagem, mas também de cansaço e sobrecarga, principalmente quando conciliado com trabalho efetivo ou estágio. Depois de um tempo de estudo, essa exaustão pode até gerar a desmotivação e a sensação de fadiga.

Mas a situação fica mais complicada no último ano, quando enfim chega à hora de começar a se dedicar para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), seja em formato de monografia ou projeto experimental. Independente da escolha, o aluno terá que se esforçar bastante e aprender a conciliar outras coisas em sua rotina, como o lazer com família e amigos.

Em meio a tantos afazeres, é comum que o estudante dê lugar ao estresse, pois o corpo tem suas reações quando se depara com uma ameaça real ou imaginária. Os principais sintomas psicológicos e físicos são: ansiedade, tensão, hipersensibilidade, dificuldades da comunicação, isolamento, fadiga mental, perda de concentração, aumento da pressão sanguínea, problemas gastrointestinais, fadiga física, dor de cabeça e distúrbios do sono.

Pode parecer muito complicado reverter essa situação e identificar a melhor formar de começar esse processo sem se estressar. Para te ajudar a se livrar desse mal, selecionamos algumas dicas importantes que devem ser praticadas principalmente durante o período de execução do TCC. Segue abaixo:

  1. Tente relaxar

É normal que os seus colegas de faculdade fiquem tão a flor da pele quanto você, principalmente no mês que antecede a entrega do TCC. Então é fundamental que você seja paciente e tolerante com eles, da mesma forma como os seus familiares tentam te acalmar.  Isso é fundamental para que os seus relacionamentos não sejam prejudicados.

O indicado é que você reserve um período para praticar algo que lhe agrade e possa esquecer as pressões da faculdade. Almoce em um lugar diferente, visite um amigo, assista a um filme ou ouça música. Essa prática fará com que você melhore o aproveitamento do seu tempo com a pesquisa pelo fato de estar mais relaxado.

  1. Faça intervalos

Pode parecer que estudar horas a fio sem ao menos um breve descaso seja sinal de produtividade, mas esse é um engano cometido por muitos estudantes. Fazer breves pausas de 3 a 5 minutos é um modo de potencializar seu aproveitamento, aumentar a concentração, reduzir a sobrecarga e, consequentemente, diminuir o seu nível de estresse.

Nesses minutos, procure desligar seus aparelhos e se distanciar do seu material de estudo, feche os olhos e se desconecte de tudo. Use esse tempo para esvaziar a cabeça e repousar. Pense em coisas positivas e que te faça relaxar. Essa prática fará com que você consiga recarregar suas energias e voltar as suas atividades com mais foco e determinação.

  1. Pratique exercícios

Chega uma hora que o seu corpo e sua mente pedem para que você cuide deles. A prática de exercícios físicos só tende a colaborar para sua produtividade e ainda permite que o seu nível de estresse seja reduzido consideravelmente. Você pode reservar uma hora do seu dia, pelo menos duas vezes por semana, para fazer uma caminhada, ir à academia, ou praticar qualquer esporte do seu agrado. Assim você despertará uma sensação de bem-estar que te motivará a seguir em frente com sua pesquisa, além de contribuir para sua saúde como um todo.

  1. Liste suas tarefas

Em meio a tantas atividades a serem concluídas em apenas um dia, é comum que bata o desespero. Mas para que você reduza o seu nível de ansiedade e nervosismo, é preciso que você seja uma pessoa organizada. Ao distribuir suas tarefas, você terá a sensação de estar no controle da situação e, consequentemente, terá menos dificuldade para priorizar suas obrigações. A cada vez que você riscar uma tarefa contida em sua lista, mais aumentará a sua motivação para concluir as próximas. Desta maneira, você terá um panorama do seu progresso com a pesquisa que está realizando.

  1. Se afaste de pessoas negativas

Algumas pessoas possuem o hábito de reclamar de tudo que fazem. Geralmente essa carga negativa pode ser transmitida através de uma conversa, seja nos corredores da faculdade, em um bate papo pela internet ou até mesmo em encontros de estudo. Seja seletivo em suas amizades e procure sempre se manter positivo em relação aos resultados de suas tarefas, pois com certeza terá mais chances de se manter motivado na produção e, consequentemente, afastará o surgimento do estresse.

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