Ultrapassar o sinal amarelo gera multa?
A ultrapassagem do sinal amarelo pode causar dúvida para motoristas.
Bom, esta pode ser uma dúvida recorrente entre os motoristas, “ultrapassar o sinal amarelo dá multa?”. Nós te respondemos que não, ultrapassar o sinal amarelo não gerará multa para o motorista, mas a seguir falaremos sobre os riscos dessa prática.
Os riscos de ultrapassar o sinal amarelo
O intuito do sinal amarelo é indicar que o motorista deve parar o veículo. Essa informação é ensinada nas aulas de direção e é fornecida no Manual Brasileiro de Sinalização Semafórica.
Opostamente do que muitos pensam, não há um tempo para que o motorista possa passar pelo sinal amarelo. Pois ele serve exatamente para chamar a atenção do motorista sobre o fato de que ele deve parar o veículo obrigatoriamente assim que o sinal estiver vermelho. O sinal amarelo é como um “aviso” de preparo para o sinal vermelho.
O motorista não deve tornar o sinal amarelo uma extensão do sinal verde. O especialista em psicologia e direito de trânsito, Eduardo Cadore, ressalta que esse costume pode prejudicar o funcionamento das vias trafegáveis e a segurança do próprio condutor e de outros motoristas.
O sinal vermelho
Diferente do sinal amarelo, a ultrapassagem do sinal vermelho é passível de multa. No Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a ultrapassagem do sinal vermelho está prevista como infração gravíssima.
Só é permitida a ultrapassagem do sinal vermelho se houver sinalização de livre conversão à direita.
O valor estabelecido da multa por ultrapassar o sinal vermelho, é de R$ 293,47 devido à sua gravidade.
O motorista que ultrapassar o sinal amarelo não terá nenhuma penalidade, mas por esse ato, ele pode acabar se envolvendo em algum tipo de acidente, tanto com outros carros, quanto com pedestres. É importante ter muita atenção e consciência dos seus atos, para não prejudicar nem a você e nem a outras pessoas.
A ultrapassagem do sinal vermelho, além de ser uma gravíssima infração, pode colocar a vida do condutor e a vida de outras pessoas em risco. Por esse motivo o condutor não pode se preocupar apenas com si mesmo e com o seu bem-estar,pois existem outras pessoas presentes nas ruas e no trânsito.
Comentários estão fechados.