Um asteroide ‘perdido’ vai cair na Terra em 2024? Veja o que diz a NASA
A agência espacial norte-americana esclareceu alguns rumores sobre o assunto.
Perto do final de 2023 começaram a circular na internet rumores acerca de um suposto impacto de asteroide que atingiria a Terra em 2024.
Citada em várias postagens que continham esse rumor, a NASA fez questão de se manifestar e esclarecer os relatos de que o asteroide gigante 2007 FT3, também conhecido como “asteroide perdido”, cruzaria a nossa atmosfera em breve.
“Não há ameaças conhecidas de impacto de asteroides na Terra em qualquer momento deste século. A NASA e os seus parceiros observam diligentemente os céus para encontrar, rastrear e categorizar asteroides e objetos próximos da Terra, incluindo aqueles que podem aproximar-se do planeta”, disse a agência espacial em comunicado.
(Imagem: divulgação)
A NASA também esclareceu que os rumores podem ter partido da observação de dados colhidos nos seus próprios sistemas de observação de asteroides, que indicam vários objetos como “ameaças”, sem necessariamente o serem.
Para se ter uma ideia, apenas em novembro do ano passado 13 asteroides receberam essa classificação. Em todo 2023, foram 110 detecções.
“Uma observação importante aqui é que os cientistas planetários definem abordagens de asteroides que chegam a 30 milhões de milhas da órbita da Terra como abordagens próximas”, relata a NASA.
“Quanto maior for um asteroide, mais fácil será para os nossos especialistas em defesa planetária encontrá-lo, o que significa que as suas órbitas em torno do Sol são geralmente muito conhecidas e compreendidas há anos ou mesmo décadas”, elucida a agência.
Esses rumores não são de hoje
Avistado pela primeira vez em 2007 (por isso o nome), o gigante asteroide 2007 FT3, que tem cerca de 341 metros de diâmetro, já foi o pivô de vários rumores sobre impactos catastróficos na Terra.
Como exemplo, em 2019 foi alarmado que ele atingiria a Terra em outubro. Paralelamente, uma verdadeira “lista de risco” foi criada, apontando 89 possíveis datas nas quais a rocha espacial colidiria com o nosso planeta entre 2007 e 2119.
Contudo, de acordo com a Escala Torino da NASA, que mede a “periculosidade” de um asteroide, o 2007 FT3 oferece risco 0. Ou seja, realmente não há com o que se preocupar.
Comentários estão fechados.