Vídeo mostra um bilhão de anos de mudança de placas tectônicas

Venha descobrir o que aconteceu de mudança nas placas tectônicas durante um certo período de tempo.

Placas tectônicas são grandes blocos que constituem a litosfera da terra e estão em constante movimentação, impulsionadas pelas forças do interior da Terra. Através de estudos, foi possível descobrir o que aconteceu em um bilhão de anos nessas placas. Por isso, no artigo de hoje, vamos mostrar o que aconteceu de mudança de placas tectônicas nesse período de tempo.

Leia mais: Placas Tectônicas – Crosta Terrestre – Geografia

Movimentação das placas tectônicas

O movimento das placas tectônicas está diretamente ligado ao clima, padrões da mares, evolução dos animais, atividade vulcânica e produção de metais. Por isso, pode-se afirmar, que o estudo dessa movimentação é essencial para entender as mudanças que ocorreram no planeta durante esse tempo.

Tal estudo é feito através de registros geológicos, os quais, disponibilizam dados sobre as posições históricas das placas tectônicas. Esse estudo permite que os cientistas prevejam o quão habitável o planeta terra estará no futuro e onde encontraremos recursos metálicos.

Cientistas se esforçaram para compreender essa movimentação e sua influência na terra e conseguiram, através de um vídeo de 40 segundos, demonstrar as mudanças de placas tectônicas em um bilhão de anos.

Como ocorre a movimentação das placas?

Tal movimentação ocorre de forma lenta e gradual, ou seja, vai influenciando aos poucos nas mudanças na terra. É possível visualizar que a Antártida, conhecida mundialmente por ser um lugar frio e gelado, já foi um local quente e ideal para passar as férias de verão.

O vídeo permite que a gente visualize esse movimento lento e gradual de uma forma extremamente dinâmica, promovendo uma dança hipnotizante para os seus olhos em apenas 40 segundos.

Apesar de ter bastante conhecimento quanto a esse movimento, os cientistas ainda têm algumas dúvidas em relação à primeira formação dessas placas e alguns detalhes mais específicos. Eles lutam constantemente para tirar essas dúvidas e promover um entendimento cada dia melhor.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.