Um erro COMUM no preparo pode ACABAR com os nutrientes do feijão; saiba como evitar
Para uma alimentação saudável e sem danos, existe uma forma de preparo do feijão indicada por especialistas. Confira!
Você já se pegou preparando um delicioso feijão e, no meio do processo, parou para se questionar se está aproveitando ao máximo todos os nutrientes que esse grão tão popular pode oferecer?
Cozinhar o feijão faz parte da rotina de muitos brasileiros e existem diferentes formas de cozinhar os grãos. A verdade é que nem toda forma de cozimento vai garantir a maior absorção dos nutrientes.
O sabor até pode permanecer intacto, mas as proteínas e outros nutrientes essenciais não são absorvidos pelo organismo como deveriam.
De acordo com o o Biomédico Lucas Zanandrez no canal “Olá, Ciência”, existem erros que devem ser evitados ao preparar o cozimento do feijão.
Entenda por qual motivo o feijão pode perder o nutriente e quais são as formas de garantir uma comida altamente nutritiva.
A forma correta do preparo
(Imagem: divulgação)
De acordo com especialistas, um dos erros mais comuns na preparação do feijão é negligenciar a etapa de deixá-lo de molho antes de cozinhar.
O processo de molho envolve imergir os grãos crus em água por aproximadamente 12 horas, e é importante não reutilizar a mesma água da imersão. A substituição da água é fundamental, pois ajuda a remover os fatores antinutricionais presentes no feijão.
Essas substâncias anti-nutrientes têm a capacidade de se ligar a nutrientes ou a moléculas que desempenham um papel na digestão, prejudicando a absorção eficaz dos nutrientes pelo corpo.
Portanto, ao realizar corretamente o processo de molho e cozimento, você pode otimizar a digestibilidade e o valor nutricional do seu feijão, garantindo que ele seja uma fonte saudável e rica de proteínas e outros nutrientes essenciais.
O remolho não só ajuda a reduzir os anti-nutrientes nas leguminosas, melhorando a absorção de nutrientes essenciais, mas também tem o benefício adicional de minimizar o desconforto causado pelos gases.
Esses anti-nutrientes podem levar a uma maior produção de gases no intestino, resultando em flatulências desconfortáveis.
Comentários estão fechados.