Uma mesma pessoa pode receber PIX Caminhoneiro e Auxílio Taxista?
São muitos os grupos favorecidos por um combo de benefícios do governo, mas será que é possível receber os dois novos auxílios recém-criados ao mesmo tempo?
O Governo Federal deu início aos pagamentos dos benefícios PIX Caminhoneiro e Auxílio Taxista no mês de agosto. Ambos os programas sociais irão repassar – até o fim do ano – um valor de mil reais a cada mês com o intuito de ajudar os trabalhadores que estão sendo afetados pela atual situação vivida mediante ao preço dos combustíveis em constante alta.
Leia mais: Aumento no preço da gasolina chega a mais de R$ 8 em diversos estados
Confira o artigo na íntegra para saber se pode receber ambos os auxílios simultaneamente.
É possível receber os dois benefícios?
Embora os programas sociais sejam semelhantes e tenham o mesmo intuito, não é possível que uma mesma pessoa receba os auxílios de forma simultânea. A justificativa para isso é que eles são oferecidos para grupos diferentes.
Dessa forma, ainda no final do mês de julho, o governo fez um pronunciamento onde afirmou que os indivíduos contemplados para receber o Auxílio Taxista não poderão ter acesso o PIX Caminhoneiro também, ou seja, o cidadão terá que escolher entre um dos dois. Claro, no caso onde ele realmente desempenhe as duas funções.
Por que não posso receber os dois auxílios?
Não há motivos que possam impedir que o cidadão exerça as profissões simultaneamente; porém, do ponto de vista social e por ser um projeto, os dois benefícios não serão liberados dessa forma. A explicação, segundo o Ministério do Trabalho, foi de que acumular auxílios faz com que menos pessoas tenham acesso a ele.
A dúvida surgiu, pois é possível que as pessoas com acesso ao Auxílio Brasil também sejam favorecidas com a adesão do vale-gás, no entanto essa permissão é uma exceção e não vale para outros programas sociais. Dessa forma, podemos concluir que apenas os dois benefícios mencionados podem ser acumulados.
Além disso, é importante destacar que as regras para entrar em todos eles são bem diferentes. O PIX Caminhoneiro, por exemplo, utiliza as informações ofertadas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) enquanto as para o Auxílio Taxista foram ofertadas pela prefeitura de cada lugar.
Comentários estão fechados.