Uma xícara de café pode ser decisiva para contratar alguém; conheça o método e prepare-se!
Em uma entrevista de emprego, uma simples xícara de café pode ser decisiva na hora de contratar e é um método para avaliar o candidato.
O currículo é a porta de entrada para uma empresa conhecer seus candidatos. Além da entrega do documento, há outros fatores que podem ser decisivos na entrevista de emprego. O que muitos não sabem é que o café pode ou não fazer com que alguém seja contratado com o método “teste da xícara de café”.
Na Austrália, esse é um método avaliativo muito comum para os candidatos. Assim, os recrutadores conseguem descobrir mais detalhes sobre a pessoa que está se candidatando para aquela vaga de emprego.
Método da xícara de café
Esta foi uma das formas de avaliar alguém que ficou popular na empresa Xero Austrália. A empresa informou que estava avaliando os candidatos com uma xícara de café. Porém, a avaliação mesmo acontece quando o candidato começa a tomar a bebida e a forma como posicionam a xícara.
Essas opções são avaliadas:
• Se o candidato vai deixar a xícara na mesa sem pedir autorização;
• Se vai perguntar onde a xícara poderá ser colocada;
• Se o candidato perguntar se pode levar a louça até a cozinha.
O diretor da Xero, Trent Innes, informou que este é um método que oferece um conhecimento profundo sobre quem estão contratando, a forma como a pessoa se comporta e sua educação. O espírito coorporativo e a convivência também são avaliadas pela xícara de café.
Em um podcast, Innes afirmou a verdadeira intenção da empresa com o método:
“Queremos realmente ter certeza de que temos pessoas com sendo de propriedade”.
Das opções avaliadas, a melhor de todas é quando o candidato se dispõe a limpar a xícara. O pior resultado é quando o candidato deixa a xícara em cima da mesa. O método nem sempre atinge a excelência, pois a principal ajuda da xícara é para eliminar os piores candidatos e seguir em frente com as melhores opções.
Comentários estão fechados.