Unicamp diminuirá as questões de exatas e aumentará as de humanas
A universidade cobrará sociologia e filosofias em ambas as fases.
Sabendo que entender sobre a área de humanas é tão importante quanto saber sobre exatas, a comissão que organiza o vestibular da Unicamp decidiu que a prova da universidade terá mais questões de humanas e menos de exatas. Assim, na primeira fase serão diminuídas as questões sobre ciências da natureza. A seguir, fique por dentro de todas as alterações:
Unicamp inclui questões de humanas na segunda fase também
Para aqueles que desejam ingressar na Unicamp, talvez esteja na hora de focar um pouco mais nas questões de humanas, afinal a comissão que organiza o vestibular da Unicamp, a Comvest, anunciou que as provas deste ano sofrerão algumas mudanças.
Na primeira etapa, a comissão afirma que haverão menos questões de ciências da natureza na prova. Já na segunda etapa, as mudanças serão que as questões de matemática também serão reduzidas quando se tratar de cursos de humanas.
O que mudou na primeira fase?
Segundo o anúncio feito pela Comvest na terça-feira, 21, o número de questões se mantém o mesmo, sendo 72 de múltipla escolha.
Porém, o que mudou é que anteriormente, dessas 72 questões, 31 questões eram de português, matemática e inglês; 24 de ciências da natureza; e 16 de humanas.
Contudo, a partir desse ano, as 72 questões serão divididas da seguinte forma: 31 questões de português e matemática, 21 perguntas de ciências da natureza e 20 de humanas.
O diretor da Comvest explica que a mudança foi pensada justamente para tentar equilibrar ambas as áreas do conhecimento. Afinal, o novo ensino médio propõe exatamente a mesma carga horária para ambas as áreas.
“Se eu tenho uma mesma carga horária e os estudantes não estão tendo a mesma cobrança na prova, aqueles que têm maior facilidade na área de humanidades, por exemplo, estavam sendo prejudicados no desempenho dos vestibulares dos anos anteriores”, explicou o diretor.
O que mudou na segunda fase?
O primeiro dia da segunda fase funcionará da mesma maneira, 10 questões de português, inglês e ciências e uma redação com duas propostas de textos para que o candidato escolha.
Já no segundo dia, aqueles candidatos que optarem por cursos de humanas, irão ter redução do número de questões de matemática em sua prova de 6, para 4 questões, sendo as outras, 2 de ciências humanas, 6 de história, 6 de geografia e 2 de filosofia e sociologia.
Para quem optar por curso de ciências biológicas e área da saúde também terá apenas 4 questões de matemática e 2 de ciências humanas, porém as outras ficam, 6 de química e 8 de biologia.
Já os cursos de exatas, seguem como antes, 6 questões de matemática, 6 de química, 6 de física e 2 de ciências humanas.
Comentários estão fechados.