Universidade na Irlanda abre curso de influenciador digital; aulas devem começar em 2024

Desejada por muitos, a profissão de influenciador digital tem ganhado cada vez mais atenção do mundo acadêmico. Nessa universidade irlandesa isso se materializou.

Atualmente, uma das profissões mais cobiçadas é a de influenciador digital. Não apenas por ser um mercado que movimenta bilhões anualmente, mas também devido à posição social que a profissão tem no contexto atual.

Pensando nisso, uma universidade pública da Irlanda, a South East Technological University of Ireland, criou uma graduação voltada a essa profissão.

O curso de influenciador digital visa encontrar pessoas que queiram aprender como engajar público nas redes sociais utilizando a internet.

Já é possível achar mais informações sobre a graduação no LinkedIn, e a seção de comentários está a todo vapor. Seja para afirmar algo positivo ou fazer uma crítica, a publicação está dando o que falar.

Graduação de influenciador digital

Segundo a instituição, a primeira turma que poderá se graduar como influenciador digital contará com, no máximo, 40 alunos. Além disso, as inscrições abrem em novembro de 2023, com início do curso previsto para setembro de 2024. O bacharelado tem duração de 4 anos.

Quanto à grade de estudos, trata-se de uma variante de marketing ou mesmo de publicidade, mas com foco e dinâmicas diferentes, principalmente na imagem pessoal e redes sociais. As aulas contarão com:

  • Noções de edição de vídeo;

  • Noções de edição de áudio;

  • Habilidades de negócios;

  • Estudos culturais críticos;

  • Escrita criativa.

(Imagem: divulgação)

Segundo Irene McCormick, professora da universidade, ela sabia que existia espaço para esse ensino atualmente, bastava transformar o curso em bacharelado e ratificá-lo. Foi assim que surgiu a graduação em influenciador digital.

Para aqueles que desejavam se tornar influenciadores digitais, os cursos eram sempre de marketing e outros complementares.

No entanto, com o aumento nos números de influenciadores na rede, a universidade decidiu criar uma graduação à parte, 100% focada nas habilidades necessárias.

Reações ao curso

Ainda que a grande maioria dos comentários voltados à postagem no LinkedIn sejam positivos, também é possível encontrar pessoas que pensam justamente o oposto.

Os que elogiam, dizem ser um caminho na direção certa, enquanto há aqueles que criticam, afirmam que é um ultraje algo assim tornar-se um bacharelado na faculdade.

Entre os pontos positivos apontados pela universidade — o mercado de influenciadores movimenta cerca de US$ 21 bilhões por ano, um valor exorbitante e promissor.

Por fim, outras pessoas defendem que ensinar os alunos a influenciarem não é o certo, mas sim que os interessados deveriam ser educados para criarem “conteúdos de valor”.

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