Universidades do Brasil Competem em Competição Global de Foguetes nos EUA

Nos Estados Unidos, universidades brasileiras participam de promoção de projetos aeroespaciais. Ao todo, 5 instituições foram representadas.

A Spaceport America Cup é uma competição renomada que reúne equipes de universidades de todo o mundo para mostrar suas habilidades e conhecimentos em engenharia aeroespacial.

Cinco equipes brasileiras, de instituições públicas, foram convocadas para participar da competição. O evento terá início no dia 19 deste mês, com término previsto para o dia 24. Neste ano, o evento será no Novo México, nos Estados Unidos.

A competição contará com a participação de 158 equipes de 24 países distintos, sendo dividida em seis categorias, considerando o tipo de motor utilizado nos foguetes, podendo ser comercial ou desenvolvido pela própria equipe, bem como a distância alcançada pelos lançamentos.

Universidades brasileiras vão disputar o Spaceport America Cup

As equipes das universidades brasileiras são a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de São Paulo (USP).

Das universidades ativas na competição, duas são do Rio de Janeiro, sendo a UERJ e a UFRJ. Do Sul, representando Santa Catarina, a UFSC. De São Paulo, a maior universidade do país, USP, contando com a participação da capital brasileira na competição, a UnB. O time é pesado!

Juntas, terão a oportunidade de competir com outras equipes de todo o mundo e mostrar suas habilidades e conhecimentos em engenharia aeroespacial.

As equipes das universidades brasileiras – Minerva Rockets e Sats (UFRJ), GFRJ (UERJ), Kosmos Rocketry (UFSC), Capital Rocket (UnB) e Projeto Júpiter (USP) – estarão competindo em diferentes categorias da Spaceport America Cup.

A equipe Minerva Rockets e Sats, a equipe GFRJ e a equipe Kosmos Rocketry participarão da categoria de foguetes com motor sólido de desenvolvimento próprio, que tem como objetivo atingir uma altitude de 3 quilômetros.

Por outro lado, a equipe Capital Rocket e a equipe Projeto Júpiter competirão na categoria de foguetes com motor híbrido/líquido de desenvolvimento próprio, também com o objetivo de alcançar 3 quilômetros de altura.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.