Usando o celular de amigo idoso, mulher faz Pix de R$ 3 mil para ela mesma; entenda o caso
Felizmente, a polícia interviu e conseguiu reaver os valores perdidos pelo idoso. Porém, este caso acende um alerta para quem tem familiares na terceira idade.
O aumento da vulnerabilidade dos idosos aos golpes financeiros é uma preocupação crescente, principalmente após o lançamento e rápida disseminação do PIX, que facilita transações financeiras enormemente.
Infelizmente, os golpistas, mesmo que sejam pessoas conhecidas pelas vítimas, conseguem se aproveitar da ausência de conhecimento tecnológico por parte dessas pessoas para praticar crimes.
São muitos os relatos de indivíduos golpeadas através do PIX, e, para piorar, trata-se de uma situação quase irreversível, caso o destinatário da transferência não seja identificado.
Idoso recebeu “golpe do PIX” de uma “amiga”
Recentemente, um caso chocante de golpe financeiro envolveu uma mulher de 46 anos e um homem idoso de 73 anos.
A mulher, apresentando-se como “amiga” do idoso, solicitou o seu aparelho, alegando que precisava realizar uma atualização. Ele, prontamente, deu o celular à mulher, que aproveitou a sua confiança para roubá-lo. A solicitação inocente escondeu uma intenção maliciosa: fazer uma transferência indevida através do PIX.
Ao tomar conhecimento do caso, a Polícia Civil de Minas Gerais, estado onde o golpe ocorreu, agiu prontamente e prendeu a mulher, que foi acusada de furtar R$ 3 mil da conta do idoso por meio da transferência instantânea. Com a rápida ação policial, o dinheiro foi recuperado e devolvido ao senhor, vítima da transferência bancária fraudulenta.
Evidentemente, o PIX não é uma má ferramenta. Porém, os mais velhos precisam ser protegidos e conscientizados para que não caiam em golpes como esse.
Comentários estão fechados.