Uso de emojis está relacionado com a idade e gênero

Em mensagens de texto, os jovens preferem usar figurinhas e gifs.

Usar emojis para se comunicar no WhatsApp é bem comum. Carinhas alegres de felicidade ou até mesmo flores e corações estão entre os preferidos dos usuários. Porém, há grupos que usam esses ícones com mais frequência do que outros.

Leia mais: Quais os emojis que são mais utilizados pelos brasileiros?

Ícones que refletem emoções e sentimentos, emojis são populares no Brasil

A comunicação acontece através da fala, gestos e até mesmo da linguagem não verbal. No mundo online, os textos são a preferência da galera. Porém, para dar emoção ao que é escrito, os usuários se valem dos emojis, que são carinhas que podem expressar felicidade, tristeza, raiva e até mesmo tédio.

Além disso, a forma de se comunicar no mundo digital também costuma revelar a idade das pessoas. Isso acontece porque cada geração possui a sua forma de se comunicar, com preferência para manter uma mensagem mais impactante e realista possível.

Clássicos e atemporais

Mesmo que cada geração se comunique através de imagens diferentes, há um consenso entre elas. Os emojis clássicos são usados em quaisquer ocasiões, inclusive no trabalho. A título de exemplo, podemos citar o coração, a expressão de surpresa e o polegar para cima.

É importante destacar que boa parte da comunicação digital acontece no WhatsApp e outras redes sociais, como o Instagram. Nesse ponto, a interação se torna global e cada emoji tem um significado diferente, a depender da cultura de determinado país.

O emoji de uma pessoa se curvando, no Brasil, muitas vezes é utilizado para demonstrar que está presente e prestando atenção na conversa. Porém, nos países da Ásia, ele representa um pedido de desculpas ou alguém que se volta para outra pessoa para realizar um grande pedido.

Emojis estão ligados às emoções dos seres humanos

Humanos são seres sociais e, por essa razão, costumam andar em grupos e fazer amizades. Nas conversas por mensagens de texto, é comum que um mesmo grupo de amigos faça uso das mesmas imagens e emojis para se comunicar.

Segundo a pesquisadora do Departamento de Linguística Aplicada, Pérez Sabater, da Universidade Politécnica de Valência, pessoas conhecidas usam imagens simbólicas semelhantes, e isso tem a ver principalmente com a idade.

Jovens costumam utilizar gifs e figurinhas para expressar suas emoções, enquanto adultos preferem emojis. As mulheres, por sua vez, utilizam mais as imagens do que os homens, que dão preferência a mensagens escritas. Por isso, os maiores fãs dos emojis são as mulheres e pessoas acima de 50 anos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.