Usar o ar condicionado do carro com os vidros fechados economiza combustível?


Qualquer condutor atento aos pormenores já ouviu falar ou constatou que a ativação do ar condicionado aumenta o consumo de combustível de qualquer automóvel. 

Isso acontece porque o sistema de refrigeração compromete parte da potência do veículo, que passa a demandar um maior consumo de combustível para manter-se em funcionamento.

Para tentar reduzir esse efeito, alguns motoristas defendem a prática de dirigir com as janelas fechadas. Segundo essas pessoas, manter as janelas fechadas melhora a aerodinâmica do veículo, o que o torna mais fácil de conduzir.

Ainda de acordo com os defensores da prática, essa condução mais leve reduziria a pressão provocada pelo sistema de refrigeração do carro, diminuindo o consumo de combustível.

Mas, andar com os vidros fechados reduz o consumo de combustível?

A resposta para essa pergunta pode variar muito, pois vai depender de como e onde o veículo será utilizado.

No caso de motoristas que trafegam apenas em vias urbanas, em velocidades inferiores a 60km/h, é correto afirmar que manter os vidros fechados enquanto o ar está ligado não faz diferença alguma.

Contudo, quando o carro é utilizado em estradas, a premissa da relação entre melhoria da aerodinâmica e diminuição no consumo de combustível se confirma, pelo menos em partes.

Isso porque geralmente os veículos trafegam em velocidades superiores a 100km/h em rodovias e, nessa velocidade, qualquer esforço significa uma grande melhora na aerodinâmica do veículo, que se traduz num menor consumo de combustível.

Compartilhar:
Escrito por

Goodanderson Gomes

Formado em História e em Tecnologia de Recursos Humanos. Apaixonado pela escrita, hoje vive o sonho de atuar profissionalmente como Redator de Conteúdo para Web, escrevendo artigos, em diversos nichos e formatos diferentes.

Ver todos os artigos