Uso da terra no brasil
O Brasil é um dos países mais extensos do mundo. Pelo tamanho, existem várias formas de atividades terrestres. Saiba mais sobre o uso da terra no Brasil.
O Brasil é um país com uma grande extensão territorial, se configurando como quinto maior de todo o mundo, em território. Sendo assim, é de se esperar que aqui existam muitas formas de utilização e produção dessa terra.
De fato, no Brasil encontramos diversas atividades desempenhadas em nosso território. Elas podem ser tanto voltadas para a produção agrícola e pecuária, como também extrativista. As atividades dependem muito das características geográficas de cada região, assim como de sua história.
Portanto, confira abaixo as principais formas de exploração e uso de terra no Brasil
Agricultura Comercial
Juntamente com as produções pecuárias, ela se configura como uma das maiores produções de nosso país. Sua característica marcante é o uso intensivo de várias tecnologias de ponta, assim como mão de obra especializada e insumos agrícolas.
A agricultura comercial brasileira está centralizada nas regiões sul, centro norte e interior de são paulo. Além disso, é voltada para os mercados internos, e também para exportação de produtos como soja, cana-de-açúcar, laranja e café.
Agricultura familiar e de subsistência
Outra forma de produção agrícola é a familiar. Sua característica é a fabricação em pequeno e médio porte. Ao contrário da comercial, aqui são utilizados poucas tecnologias e insumos.
Outra diferencia entre ambas é a produtividade. Nas culturas familiares são utilizadas técnicas antigas, com baixa produtividade, muitas vezes para consumo da própria família. Quando comercializada, são vendidas para cooperativas locais.
Essa forma de agricultura é encontrada em todo país.
Pecuária Semi-extensiva
Nesta forma de pecuária, o gado recebe alimento específicos para o ganho de peso. Isso porque precisam ganhar valor comercial de forma rápida. A produção é média, e praticada em propriedades de grande e médio porte.
Podemos encontrar esse tipo de pecuária nas regiões centro-norte, sul, interior do sudeste, e na faixa litorânea do nordeste.
Pecuária extensiva
Ao contrário da pecuária semi-extensiva, aqui os gados ficam livres em grandes pastagens, se alimentando apenas dela. A criação se dá em grandes propriedades, entretanto, com pouca mão de obra, equipamentos e insumos.
Portanto, a produtividade também baixa. A forma de pecuária pode ser encontrada nas regiões central e interior do nordeste.
Extrativismo vegetal
Se trata de extração de bens vegetais. Logo, são realizados em áreas florestais, na extração de frutos, raízes, castanhas, madeira, e látex. Por se tratar de uma exploração em florestas, no Brasil a principal região que desenvolve essa atividade é a área da floresta amazônica.
Produtos agrícolas
A agricultura é uma das bases da economia brasileira. Nossos produtos são não só comercializados dentro do território nacional, como também são exportados para várias regiões do mundo.
Um desses produtos é a soja, produzida principalmente em Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além disso, o famoso café é produzido principalmente em São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.
Já a cana-de-açúcar é bastante produzida no Paraná, Minas Gerais e no interior de São Paulo. Enquanto o arroz tem como polos produtores os estados de Rio Grande do Sul, Maranhão e Mato Grosso.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.