Uso do ChatGPT por estudantes de Nova York é proibido; entenda a problemática

Utilização da inteligência artificial nas escolas de Nova York não funcionou muito bem e teve a sua utilização banida. Entenda por quê.

Era por meio do ChatGPT que os estudantes podiam ter acesso a diversas vantagens. Por outro lado, quando o assunto é ensino-aprendizagem, um facilitador não é um grande aliado. O programa faz uso de inteligência artificial capaz de resumir livros, escrever textos e resolver problemas matemáticos. Após o uso dele pela maioria desses estudantes, Nova York decidiu que a melhor coisa a fazer será bloquear o uso nas escolas.

Uma ferramenta que dá acesso a tantos resultados facilmente não estimula o aprendizado do estudante. Resolver contas matemáticas e ter acesso aos textos é algo que faz parte da rotina de qualquer um uma escola. Além da dificuldade futura que os alunos podem encontrar, o ChatGPT gerou uma espécie de vício entre os jovens. Ao ter acesso à IA, o pensamento crítico deixa de ser estimulado e não há capacidade para resolver pequenos problemas.

Após a decisão, o Departamento de Educação da Cidade de Nova York comunicou ao TechCrunch que a ferramenta só ficará disponível novamente, caso as escolas entrem com requerimento a fim de fazer uso para fins de pesquisa. O bloqueio foi feito sobre as seguintes redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Qual é o verdadeiro problema do ChatGPT nas escolas?

Antes, o problema estava focado no Yahoo Respostas, visto que os estudantes buscavam por uma resposta e a recebiam, contudo o uso da IA é semelhante à plataforma mencionada. Elas se diferenciam apenas pela rapidez na qual conseguem entregar as informações. Ambas afetam diretamente o ensino e a aprendizagem dos estudantes.

A escola é aquele “momento” entre a fase da infância, adolescência e fase adulta que estimula o senso crítico, o desenvolvimento da capacidade de pensar e resolver problemas. É no ambiente escolar em que o aluno se torna e se forma como um cidadão pertencente a uma sociedade. Ao ter acesso a essas ferramentas, a maior parte do ensino – senso crítico, raciocínio lógico, resolução de problemas – é afetada.

Outra dificuldade encontrada nos colégios nova iorquinos é o plágio. O ChatGPT pode ter acesso à informação falsa e pode reproduzir como se fosse legítima, além de se apropriar de textos de diversos autores.

Conforme o comunicado, o bloqueio da IA ChatGPT foi realizado para que os estudantes não fiquem dependentes da ferramenta e não sejam afetados futuramente pelos grandes problemas derivados do uso.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.