USP abre 100 vagas para dois cursos gratuitos oferecidos em parceria com a ONU
Programa USP Diversidade oferece cursos para combater a discriminação contra pessoas com o vírus HIV com aulas ministradas em São Paulo e Ribeirão Preto.
O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, infecção sexualmente transmissível, causador da AIDS, sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. A Aids é uma doença ainda sem cura, porém a Medicina vem desenvolvendo tratamentos cada vez mais eficazes que retardam o seu progresso, bem como as complicações resultantes.
A UNAIDS é um programa das Nações Unidas criado em 1996 cujo objetivo é apontar soluções e trabalhar no combate à Aids. Seu portal reúne as estatísticas mais recentes sobre o HIV no Brasil e no mundo. As informações publicadas pela instituição dão conta de que, no ano passado, 36,9 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com o vírus.
Mesmo diante de tanta informação sobre as formas de transmissão e prevenção, ainda há preconceito contra aqueles que vivem com a doença. A discriminação se estende desde a comunidade em geral até aqueles que prestam serviços de saúde. Por isso, instituições têm reunido esforços consideráveis para mudar esse quadro.
A Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), acaba de abrir inscrições em cursos que tratam sobre o tema. “Comunicação e Zero Discriminação em HIV/AIDS” e “HIV e Zero Discriminação nos Serviços de Saúde” são oferecidos pelo Programa USP Diversidade e oferecem 100 vagas.
As oportunidades serão ministradas nas unidades da USP de São Paulo e Ribeirão Preto. Cada um terá quatro horas de duração e recebe estudantes e profissionais das áreas de Comunicação, Saúde e Gestão. As inscrições, assim como os cursos, são gratuitas e podem ser feitas pelos sites dos programas em cada campi.
Detalhes sobre os cursos
Comunicação e Zero Discriminação em HIV/Aids
Datas: 25 e 26 de outubro
Horários: Dia 25 das 8 às 12 horas e das 19 às 23 horas. Dia 26 das 14 às 18 horas
Local: Escola de Comunicações e Artes (ECA), situada na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo
Vagas: 50 inscritos em cada turma com o mínimo de dez participantes
Inscrições: https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormEmail
HIV e Zero Discriminação nos Serviços de Saúde
Datas: 8 e 9 de novembro
Horários: Dia 8 das 19 às 23 horas. Dia 9 das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Local: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), situada na Av. dos Bandeirantes, 3.900, campus Ribeirão Preto
Vagas: 60 inscritos em cada turma com o mínimo de dez participantes
Inscrições: https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormTurmaListar?codund=1&codcurceu=10400256&codedicurceu=18001&numseqofeedi=1&oriins=W
Mais informações sobres os programas podem ser obtidas por telefone: (11) 3091-9185 ou e-mail: diversidade@usp.br
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.