USP aprova alteração do método de seleção de alunos e abandona o SISU
Ainda não se sabe exatamente qual método deverá ser utilizado pela USP, mas sabe-se que se utilizará a nota do Enem.
Os alunos que estão a um passo de entrar na universidade ficaram surpresos ao saber que a USP abandonou o SISU, que é o programa de seleção vinculado ao Governo Federal. Segundo o anúncio, a alteração já deverá valer para a primeira seleção de 2023, mas ainda não se sabe qual será o novo método de seleção da USP.
Leia Mais: Já conhece o Glau? Site de correção de redação que é sucesso para o Enem
Por que abandonar o SISU?
Segundo a Universidade de São Paulo, o principal motivo para abandonar o método de seleção do Governo Federal é o atraso da entrada de alunos na universidade. Isso porque os alunos aprovados pela Fundação Universitária para o Vestibular, a Fuvest, entram no curso com certa antecedência que os do SISU.
Em consequência, quem entra na Universidade de São Paulo pelo SISU precisa lidar com relativo atraso e as aulas já em andamento. Com essa mudança, ambos os resultados das seleções sairão de forma simultânea e os alunos poderão começar as aulas, todos, no mesmo dia.
Com as mudanças, os alunos que entrarem pelo Enem também serão inscritos e selecionados pela Fuvest, segundo o calendário da USP. Portanto, não haverá alteração no peso das notas para os alunos e garante-se o benefício de maior agilidade nos processos de seleção. De acordo com o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti, haverá também maior abrangência.
Outras mudanças
Para além da mudança no modelo de seleção, a Universidade de São Paulo também deverá montar novo sistema de heteroidentificação, que é responsável por analisar a autodeclaração dos alunos que optarem pelas cotas raciais. No caso, espera-se que haja a criação de um novo sistema, mas ainda não há detalhes sobre o que iria mudar.
Para 2023, a USP oferece um total de 11.147 vagas para os cursos de graduação, sendo que a maioria, 8.211, entrarão pelo vestibular da Fuvest. Portanto, entrarão pela nota do Enem os demais 2.936 alunos, agora com o benefício de não ter mais atrasos na seleção.
Comentários estão fechados.