USP lança curso gratuito para formar futuras mulheres cientistas

Projeto Meninas com Ciência ofertará 50 vagas para alunas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental em dez áreas do conhecimento, entre elas, Astronomia.

Marie Curie, Nise de Oliveira, Mathilde Krim, Nina Tandon, Carolina Horta… o que esses nomes têm em comum? Todos pertencem a mulheres que fizeram e ainda fazem história em um campo, até pouco tempo, estigmatizado como “coisa para homem”: a Ciência!

Para aumentar a galeria, a Universidade de São Paulo (USP) entra na missão de aproximar meninas dessa área fascinante por meio do Projeto Meninas com Ciência. São 50 vagas em cursos gratuitos destinados a alunas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

As oportunidades serão divididas, igualmente, entre estudantes de escolas públicas e privadas e tem como objetivo criar futuras mulheres cientistas. São dez áreas do conhecimento para mostrar as diferentes possibilidades de atuação:

  • Astronomia
  • Engenharia Elétrica
  • Oceanografia
  • Neurociências
  • Paleontologia
  • Zoologia
  • Microbiologia
  • Educação
  • Farmacologia
  • Astrobiologia

As aulas serão ministradas no Instituto Oceanográfico da USP e divididas entre cinco sábados: 27 de outubro; 10, 17 e 24 de novembro e 01 de dezembro. Ao longo do dia (as atividades duram das 09h às 17h), as alunas participarão de palestras e aulas práticas comandadas por professoras e pesquisadoras de todo o Brasil.

O evento não terá custo para as participantes e incluirá, também, o almoço. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 10 de setembro pelo site do projeto. A seleção das inscritas será feita por meio de sorteio.

Lugar de menina é na Ciência

Esta é a segunda edição do programa em São Paulo, seguindo a estreia do ano passado sediada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Outras três edições aconteceram no Rio de Janeiro, todas no Museu Nacional.

Porém, programas similares são desenvolvidos em outras instituições de ensino pelo Brasil. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o projeto de extensão Meninas na Ciência atrai e estimula mulheres a seguir carreira na ciência e tecnologia.

Em Brasília, o Instituto Federal (IFB) lançou o Desafio de Projetos Meninas na Ciência, ação que integrou a programação do ConectaIF 2018 e acabou candidato a tornar-se Programa do Ministério da Ciência e Tecnologia e Comunicação (MCTIC). Iniciativas como estas apenas confirmam uma premissa: lugar de mulher é na Ciência!

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.