USP oferece 80 cursos gratuitos para professores; inscrições vão até dezembro

USP disponibiliza 80 cursos gratuitos de formação continuada para professores, com inscrições abertas até 5 de dezembro de 2024.

A Universidade de São Paulo (USP) promove uma grande oportunidade para os docentes da educação básica.

Em 2025, a 25ª edição do Encontro USP Escola vai oferecer 80 cursos gratuitos voltados para professores de escolas públicas e privadas. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 5 de dezembro de 2024.

O evento faz parte de um projeto de extensão universitária e visa fortalecer o diálogo entre os docentes da USP e da educação básica.

Com mais de 12 mil professores já beneficiados, o objetivo principal é compartilhar experiências em face dos desafios educacionais contemporâneos.

A inscrição deve ser realizada pelo sistema Apolo da USP, com atenção especial para os profissionais em atividade.

Cursos serão ministrados na FFLCH e no Instituto de Química da USP – Imagem: reprodução/Reitoria USP/Site USP

Formatos e organização dos cursos

Os cursos oferecidos em 2025 seguirão dois formatos principais: difusão e atualização. As modalidades de difusão terão suas inscrições divulgadas em breve.

Além dos professores, alunos de licenciatura também são o público-alvo.

Eduardo Donizeti Girotto, coordenador do evento, destaca a importância de focar nos desafios diários das escolas e na pesquisa universitária.

A organização é realizada em parceria com a Associação dos Professores de Escolas Públicas (Apep), e as atividades são desenvolvidas por docentes da rede.

Elas incluem cursos de atualização de 30 horas, rodas de conversa, oficinas e mesas de debate, todos alinhados aos currículos da educação básica.

Programação diversificada

A programação do Encontro USP Escola é dividida em cinco áreas: educação, humanas, linguagens, matemática e natureza. Entre os cursos disponíveis, estão:

  • Como ser um educador antirracista

  • Ensinar e aprender com acervos de museus

  • Física Quântica em experimentos e conceitos

  • Ensino de histórias e culturas indígenas

  • Práticas e abordagens do lúdico para o ensino de matemática

  • Processos criativos e experiências perceptivas em ciências

  • Videogames e ensino de História

  • Jogos tradicionais africanos

Tais cursos são reconhecidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que permite o uso dos certificados para progressão funcional dos professores da rede.

Datas do evento e inscrição

Os cursos ocorrerão nas férias escolares, entre 13 e 17 de janeiro de 2025, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e no Instituto de Química (IQ) da USP.

O projeto é coordenado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, que enfatiza seu compromisso contínuo com a educação e o desenvolvimento profissional dos docentes.

A inscrição pode ser feita neste site.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.