Usuários comemoram! Google anuncia novidades para o Android
Atualizações têm como objetivo melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência física.
Assim como alguns outros assuntos, o tema acessibilidade é algo urgente e que demanda a atenção de governos e grandes empresas.
Conhecido por tratar essa pauta com carinho, o Google aproveitou eventos em torno do último Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade, ocorrido no último mês de maio, para anunciar algumas melhorias no Android.
Em resumo, o sistema operacional ganhou algumas atualizações e ajustes que vão garantir uma melhor usabilidade às pessoas que tenham algum tipo de deficiência física.
Dentre as atualizações, existem ajustes em ferramentas e aplicativos já existentes, além de pelo menos um lançamento de app novo.
Google anuncia novidades para o Android
Um dos destaques dos anúncios do Google foi o aplicativo Lookout, que deve funcionar auxiliando pessoas cegas ou com baixa visão a se posicionarem com segurança em locais diversos.
Esse app usa a câmera do celular e alguns sensores para medir a distância de objetos e ajudar os usuários a ajustar sua localização.
O Look to Speak, uma ferramenta de conversação já tradicional no Android, agora ficou mais preciso e tem mais opções de entrada. Esse recurso permite que pessoas de diferentes nacionalidades e culturas conversem por meio de frases e, agora, emojis sugeridos.
Assim, se o usuário não souber interagir com outro que fale um determinado idioma, pode escolher as sugestões para tentar fazer a conversa fluir.
Já o tradicional Google Maps, também reconhecido por seus muitos dispositivos de acessibilidade, agora ficou ainda melhor. A plataforma foi integrada ao Google Lens, que permite encontrar locais por meio de fotos.
O Maps também ganhou uma ferramenta chamada Auracast, que serve como um guia de áudio. Porém, essa novidade só está disponível para o Maps de desktop.
Project Gameface
Por fim, não há como deixar de falar sobre uma das maiores novidades apresentadas pelo Google para o Android: o Project Gameface.
Essa “belezinha” é uma nova plataforma para desenvolvimento de jogos associada ao GitHub. Seu grande diferencial é o suporte à criação de jogos de imersão virtual, nos quais os usuários controlam personagens e itens apenas com movimentos faciais, daí o nome Gameface.
Com o desenvolvimento de jogos nesse formato, indivíduos com qualquer tipo de deficiência física terão maior liberdade para se divertir com jogos.
Confira uma demonstração do Project Gameface.
Comentários estão fechados.