Vai ser mais difícil colar! Professor cria método para detectar trapaça com ChatGPT
Professor de Marselha cria técnica eficaz para identificar trapaça com o auxílio do ChatGPT em tarefas escolares.
Nos últimos anos, o ChatGPT, uma das inteligências artificiais (IAs) mais populares da OpenAI, transformou a rotina de estudantes e de educadores em todo o mundo. Embora diversos alunos utilizem tal ferramenta para executar os seus deveres de modo mais rápido, isso ocorre muitas vezes em detrimento do aprendizado.
Professores também recorrem ao ChatGPT para elaborar o planejamento de aulas, mas enfrentam ainda dificuldades em discernir quando o trabalho dos alunos é autêntico.
Em disciplinas como Sociologia e Filosofia, é possível identificar discrepâncias no estilo. Contudo, em áreas como a Matemática, em que as respostas são objetivas, o desafio é maior.
Pedir para crianças resolverem os problemas em sala de aula é efetivo para descobrir quem colou ao usar IA (Imagem: Reprodução)
Estratégia contra a trapaça
Lucas Markarian, um professor de Matemática de Marselha, na França, desenvolveu um método para enfrentar o uso inadequado da IA pelos alunos.
Conhecido no TikTok como @lucasmaths4, Markarian compartilha a sua abordagem para detectar trapaças em suas turmas de ensino fundamental e médio.
Técnica de verificação
O método consiste em pedir aos alunos que refaçam os exercícios de casa durante a aula. Aqueles que copiaram respostas da IA não conseguem reproduzir a resolução completa, o que revela a trapaça.
Assim, a técnica varia entre impor tarefas após a entrega e aguardar alguns dias e visa fazer com que os alunos percebam que trapacear prejudica o seu aprendizado e desempenho. Markarian afirma que se todos acertam em casa, mas falham na aula, é um indício claro de uso da IA para resolver os exercícios.
Reflexões sobre aprendizado
O professor Markarian não se opõe à inteligência artificial, mas critica a superficialidade dos alunos que a utilizam para evitar o esforço. Ele acredita que a trapaça reduz a compreensão dos conteúdos e resulta em notas baixas, além de não fomentar a inteligência prática.
No fim das contas, Markarian busca incentivar a honestidade e o entendimento real do conteúdo entre os seus alunos, ao mostrar-lhes que a trapaça oferece ganhos efêmeros e consequências negativas duradouras.
Comentários estão fechados.