Varejistas pressionam para que Shopee seja tributada. Vai ficar mais caro comprar no site?
Está prevista a criação de uma Medida Provisória (MP) para aumentar a taxação de produtos vendidos através dos aplicativos cross-border.
Está prevista a criação de uma Medida Provisória (MP) para aumentar a taxação de produtos vendidos através dos aplicativos cross-border, isto é, a atividade comercial advinda de outras nações. Nessa situação, incluem-se plataformas populares, como a Shopee, AliExpress, Shein e Wish. A empresa XP fez a divulgação de um relatório sobre os possíveis impactos nas ações de varejo.
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Os varejistas brasileiros pressionam o governo para taxar esses aplicativos e aumentar a fiscalização sobre os pedidos dessas plataformas para diminuir sua escalada de vendas e minorar sua competitividade no mercado brasileiro. Entretanto, o relatório reforça que a MP pode ter impactos negativos em um ano eleitoral.
Medida pode ser impopular em ano de eleições
Conforme as informações contidas no relatório, os principais desafios para conseguir implementar a medida, e que a tornarão impopular, são a redução da capacidade de compra dos consumidores médios brasileiros, assim como os desafios de fiscalizar através da Receita Federal, visto que a plataforma da Shopee, sozinha, foi responsável por mais de 140 milhões de envios no 4º trimestre, o que corresponde a, em média, 1,5 milhão por dia.
“Nosso time de política confirmou que de fato há alguma resistência à medida por conta do primeiro ponto, enquanto uma solução para o segundo seria tributar a compra direto no site. Do lado popular, a medida daria fôlego aos varejistas e indústrias brasileiras, o que poderia potencializar a geração de renda/emprego no país”, explica.
Varejistas da moda serão as mais beneficiadas
Se a MP avançar, os analistas da empresa veem que os principais beneficiados serão as lojas de varejo de moda. Para esses varejistas, a MP trará um impacto positivo para os seus negócios, visto que hoje, a Shein, que também trabalha com moda, consegue oferecer um preço baixo, enquanto as empresas brasileiras saem prejudicadas, pois não conseguem competir com esses valores devido à alta taxa de tributos no Brasil.
“Já no caso de Shopee, acreditamos que o possível aumento de tributação aumentaria o foco da companhia em acelerar a captação de vendedores locais, que já ultrapassam 2 milhões e representam mais de 85% das vendas do marketplace”, coloca.
O relatório mostra que a XP permanece em estado de cautela com as empresas de e-commerce, com um olhar mais construtivo para as Lojas Renner.
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