Vazamento de milhões de chaves PIX é comunicado pelo Banco Central
PIX tem sido considerado um dos métodos de pagamentos e transferências mais utilizados no Brasil, mas será que ele é seguro? Alguns dados foram vazados. Veja no que isso implica.
Desde o seu lançamento no ano de 2020, o PIX tem sido considerado um dos métodos de pagamentos e transferências mais utilizados no Brasil. Após quase dois anos de existência, ele tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, pois tem sido aderido por muitas pessoas e até empresas em nosso país.
Leia mais: Proposta para tornar obrigatório o uso do PIX é feita pela ANEEL
Atualmente é possível identificar milhões de pessoas que utilizam da ferramenta ou que tem algum cadastro de uma chave PIX. Uma das grandes causas de isso acontecer é a quantidade de vantagens que essa forma de pagamento apresenta. Entre elas, há o fato de não haver qualquer cobrança de taxa para transferir algum valor. Também o quão rápida é transferência de um para o outro, pois o valor acaba entrando imediatamente na conta da outra pessoa.
Apesar dos benefícios, aconteceu algo que tem relação com o vazamento de chaves PIX há pouco tempo. O fato parece ter deixado muitos usuários desta ferramenta preocupados. A situação teve a sua confirmação feita pelo próprio Banco Central, que fez o seu comunicado sobre a situação que envolvia o vazamento de milhares de chaves PIX na última sexta-feira, 16. Contudo essa situação só afetou um determinado grupo de pessoas.
Mesmo que muita gente faça uso da ferramenta todos os dias, poucas sabem da possibilidade de utilizar o PIX de outras duas formas. Essas são quase inutilizáveis. As duas ferramentas que comentamos é o PIX Saque e também o PIX Troco. Elas foram criadas em 2021, cerca de um ano após o a divulgação da ferramenta mais utilizada hoje.
Mesmo que o Banco Central possa ter tido alguma expectativa grande com relação ao lançamento das outras duas modalidades do PIX, a adesão delas não foi conforme o esperado. Pouquíssimas pessoas, se comparado ao tradicional, começaram a utilizar o Saque ou o Troco.
Falando de modo geral sobre cada uma das ferramentas do PIX, podemos dizer que o Saque dá a possibilidade da pessoa conseguir retirar o dinheiro em qualquer estabelecimento que também tenha habilitado a opção. É bastante simples. Só é necessário chegar no local, realizar a solicitação, transferir o valor e pegar o mesmo em dinheiro.
Agora falando sobre Troco: ele só pode ser utilizado no momento em que é feita uma compra em algum ponto comercial, onde o cliente pode pagar a compra em dinheiro e receber o seu troco na forma de PIX.
Comentários estão fechados.