Surpreendente: estas 4 dicas vão aumentar o seu metabolismo naturalmente
Não apenas a idade, mas os fatores genéticos de cada um e a presença de doenças influenciam bastante nesse processo.
Os alimentos e líquidos que ingerimos ao longo do dia se transformam em energia por meio de um processo químico que é conhecido como metabolismo. A depender de como levamos a nossa rotina, este isso pode acontecer de uma forma mais acelerada ou mais lenta.
Vale lembrar também que a idade, os fatores genéticos de cada ser humano e a presença de doenças influenciam muito na forma como as pessoas vão apresentar os resultados desse processo.
Leia mais: Veja quais alimentos naturais aceleram o metabolismo e queimam muita gordura
Para aqueles que querem e estão tentando perder peso, já adiantamos que uma das maneiras de chegar lá é acelerando o metabolismo. Quanto mais veloz ele é, mais eficaz é a perda de calorias do corpo. Em casos, é possível acelerá-lo de formas muito simples e naturais. Beber bastante água e ingerir alimentos ricos em fibras pode ajudar.
E é por isso que vamos te fazer algumas sugestões que irão tornar esse momento mais tranquilo para você.
Veja maneiras de acelerar o metabolismo de forma natural
- Hidrate-se mais
Segundo pesquisadores da Universidade Humboldt, na Alemanha, descobriram que o aumento no consumo de água pode facilitar no gasto mais eficaz da energia do organismo. Em resumo, isso faz com que o seu metabolismo acelere. O estudo, publicado na revista científica The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, testou a ingestão de 500 ml de água. Os seus efeitos imediatos provocaram um aumento de 30% na taxa do metabolismo.
“O aumento [de gasto calórico] começou a partir dos 10 minutos e atingiu o efeito máximo após 30-40 minutos (da ingestão). A resposta termogênica total foi de cerca de 100 kJ. Cerca de 40% do efeito termogênico foi originado pelo aquecimento da água de 22 °C a 37 °C“, relataram os autores do estudo.
- Faças treinos do tipo HIIT
Além de uma dieta balanceada, algumas atividades conseguem aumentar o gasto metabólico. Um destes exercícios é o treinamento intervalado que apresenta uma alta intensidade (HIIT). Depois de analisarem alguns treinos com diferentes exercícios, os autores puderam comprovar que 30 minutos de HIIT “resultou no maior aumento no gasto energético de repouso pós-exercício”. Estes testes foram feitos por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Eles foram publicados na revista Sports Medicine – Open.
- Maior consumo de pimenta e chá-verde
Pesquisas apontam que a ingestão de certos tipos de comida podem contribuir para o aumento do sistema metabólico, como a capsaicina das pimentas e da catequina do chá-verde. Elas são consideradas termogênicas.
Segundo a nutricionista Theresa Gentile da Academy of Nutrition and Dietetics nos Estados Unidos, o real consumo de pimenta é menor do que a quantidade usada nos testes, o que torna mais difícil provocar os mesmos efeitos. O mesmo também pode ser dito sobre o chá-verde.
“As quantidades usadas nos estudos não podem ser alcançadas bebendo o chá-verde sozinho. [Além disso] a cafeína no café, chá e chá-verde pode aumentar o metabolismo em uma quantidade moderada, mas provavelmente insignificante para a pessoa média que consome essas bebidas ao longo do dia”, explicou a nutricionista.
- Consumo maior de alimentos ricos em fibras e proteínas
Alimentos como brócolis, couve e outras verduras também são capazes de acelerar o metabolismo, pois são ricos em fibras. Assim como os ovos, que exibem um alto valor proteico, segundo Gentile.
“Fibras e proteínas podem acelerar o metabolismo, pois aumentam a necessidade de energia do corpo para digerir esses nutrientes”, afirmou ela. “A proteína, em especial, pode induzir uma taxa mais alta de termogênese induzida pela dieta”, finalizou a nutricionista.
Vale ressaltar que é sempre muito importante ter um acompanhamento médico específico para este tipo de dieta e mudanças. Em caso de dúvidas, procure estes profissionais.
Comentários estão fechados.