Veja 4 MENTIRAS que te contaram a vida inteira e você acreditou
Sentimos ao informar, mas muitas verdades que você tem como absolutas na verdade são "balela". Confira!
A crença em mitos é uma parte comum da experiência humana e, muitas vezes, eles são passados de geração para geração. Tais histórias fazem parte do nosso folclore cultural e até de nosso cotidiano.
No entanto, é importante lembrar que nem todos os mitos são baseados em fatos ou na ciência, alguns deles podem ser equívocos que persistem ao longo do tempo.
Não temos dúvidas de que, ao longo da vida, você também se deparou com uma dessas quatro mentiras. Sentimos ao informar, mas precisamos compartilhar a verdade!
4 mentiras que parecem verdade
1. Usamos apenas 10% do nosso cérebro
O mito de que usamos 10% do cérebro é amplamente difundido, mas não possui base científica. Na verdade, cada parte do órgão desempenha funções específicas e importantes para o funcionamento do nosso corpo e mente.
Ao longo do dia, utilizamos diferentes áreas do cérebro para realizar uma variedade de tarefas, desde atividades físicas até o pensamento criativo e a resolução de problemas.
Todas têm uma função vital, e não há uma grande quantidade de “cérebro inativo” que poderia ser acionada para conceder poderes especiais, como algumas histórias sugerem.
2. O espaço é congelante
No espaço, as temperaturas podem variar drasticamente, desde extremamente frias até insuportavelmente quentes, dependendo das condições e da localização.
Em regiões bastante geladas, como o ponto mais frio conhecido do universo, a temperatura pode chegar a incríveis -270 ºC.
Por outro lado, na órbita da Terra e sob a exposição direta à luz solar, os níveis térmicos conseguem ultrapassar os 120 ºC, calor impossível de um ser humano resistir.
(Imagem: divulgação)
3. O Sol é amarelo
É interessante como algumas crenças e percepções que desenvolvemos desde a infância podem ser diferentes da realidade. O Sol emite luz branca, composta por uma mistura de todas as cores do espectro visível.
Quando essa luz solar atravessa a atmosfera da Terra, ocorre um fenômeno chamado dispersão, no qual a luz é espalhada em diferentes direções devido às partículas atmosféricas, como moléculas de ar e poeira, isso resulta no amarelo do astro.
4. Peixes têm memória curta
É interessante como a ideia de “memória de peixe” se tornou uma expressão para descrever alguém que parece esquecer rapidamente as coisas. No entanto, tal crença e a expressão também são um mito amplamente difundido.
Estudos científicos mostraram que muitas espécies de peixes, incluindo peixes-dourados, têm a capacidade de lembrar informações por períodos muito mais longos do que apenas alguns segundos. Na verdade, eles conseguem se recordar de eventos e aprender com experiências por meses.
Comentários estão fechados.