Veja 5 maneiras simples de melhorar sua saúde mental em 2023
Saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Veja práticas diárias e muito simples para incluir na sua rotina e melhorar este campo da sua vida.
Já tem sido difundido que a saúde não se resume somente ao seu físico. Nos últimos anos, a discussão em volta da saúde mental e o que fazer para manter a mente sã aumentou consideravelmente, afinal de contas, é notório que cada vez mais as pessoas estão mais ansiosas e depressivas devido às cobranças e à rotina da vida moderna.
A situação, inclusive, acabou se acentuado durante a pandemia da Covid-19.
Se colocar a saúde mental em primeiro plano está nas suas resoluções de 2023, você está no lugar certo! Separamos aqui cinco práticas simples para incluir na sua rotina, que te ajudarão a manter a mente saudável. Vamos lá?
Estas 5 sugestões irão melhorar sua saúde mental
Cuide de você
Ficar sozinho e curtir a própria solidão são duas das atividades essenciais para o autoconhecimento. Portanto, reserve um tempo na sua agenda para se curtir e para fazer coisas que você realmente gosta.
Tire um tempo para sair sozinho, conhecer aquele restaurante que sempre quis, dedicar-se a um hobby, ouvir um álbum de seu artista favorito, dançar na sala, maratonar uma série… Simplesmente tenha o seu espaço!
Conviva com pessoas de quem você gosta
Ficar sozinho, de fato, é importante, entretanto é sempre bom lembrar-se de que o ser humano não é uma ilha. Somos seres sociais e precisamos do contato com outras pessoas.
Tire um tempinho para estar – fisicamente, se possível – com pessoas que você gosta. Marque de sair para tomar um lanche, dar risada, fofocar ou apenas jogar conversa fora. Este tempo de qualidade melhorará bastante a sua vida.
Registre os seus sentimentos
Esta é uma técnica muito usada na terapia cognitivo comportamental. Anotar como você se sente ao longo do dia ajuda a rastrear a origem dos seus sentimentos negativos. Além disso, pode te levar a se precaver ante situações que possam te causar algum mal.
Ademais, quando coloca algo sobre o qual pensou no papel, o sentimento fica mais palpável e, portanto, acaba menos assustador. É como se você tomasse consciência de que sente. Com isso, talvez possa “domar” os sentimentos.
Diminua o tempo de tela e de redes sociais
É sabido por muitos que as redes sociais têm papel importante no aumento dos diagnósticos de ansiedade e depressão. As publicações nos feeds trazem muitos sentimentos de comparação, causando um grande impacto em quem está do outro lado da tela.
Além disso, as redes também evidenciam os comentários. Muitos deles podem ser nocivos para quem lê. Por fim, a luz azul produzida pelas telas não é benéfica ao ser humano, especialmente quando em excesso.
Cuide do seu corpo
Aquele velho ditado tem o seu fundo de verdade: “corpo são, mente sã”. Inúmeras pesquisas mostram que os exercícios físicos podem atenuar os sintomas de ansiedade e depressão. Muitas pessoas, inclusive, sentem que os seus sentimentos ficam mais controlados quando são mais ativas.
Faça uma atividade física que seja do seu agrado. A maioria das pessoas recorre à musculação nas academias, mas você não precisa se limitar a isso, caso não goste. Caminhada, natação, corrida leve, dança…
Todos os tipos de exercícios físicos produzem endorfina!
Comentários estão fechados.