Veja a importância do ‘terceiro lugar’ para combater a solidão e o isolamento

Achar um refúgio social fora de casa e do trabalho pode ser a chave para uma vida mais plena e conectada.

Em um mundo cada vez mais centrado no trabalho e nas conveniências da vida moderna, muitos de nós se encontram presos em uma rotina de casa-trabalho-casa, na qual a solidão e o isolamento gradualmente tomam conta.

No entanto, há uma solução simples que pode transformar sua vida: o “terceiro lugar“. Este é o local onde você pode simplesmente ser você, socializar e encontrar pessoas conhecidas, criando laços e combatendo a sensação de isolamento.

Relembrando a era antes dos smartphones

O jornalista Dan Kois nos leva a uma viagem nostálgica à era pré-smartphone, quando as pessoas tinham três ou quatro lugares para ir após o trabalho, onde podiam encontrar amigos e conhecidos.

Se você fosse a esses lugares, tinha uma boa chance de encontrar alguém conhecido. Pense, por exemplo, no icônico Central Park da série “Friends” — um local em que os personagens se encontravam, conversavam e compartilhavam momentos.

Porém, muitos de nós hoje não experimentamos tal sensação. Nosso mundo se tornou mais rápido e, muitas vezes, solitário.

A busca por novas experiências nos levou a evitar a repetição, mas isso também nos privou de conexões significativas.

(Imagem: Shutterstock/Reprodução)

Às vezes, a simplicidade é o segredo para combater a solidão. Encontrar um “terceiro lugar” pode ser uma descoberta fortuita, como no caso de Kois, que começou a frequentar um café enquanto passeava com seu cachorro.

Lá, ele encontrou outros passeadores de cães e vizinhos e estabeleceu conexões valiosas por meio de conversas casuais.

Esses pequenos atos de bondade e interações sociais são importantes para construir uma comunidade e quebrar o ciclo da solidão. Afinal, são as conexões com outras pessoas que nos tornam verdadeiramente humanos.

Regras para criar seu próprio “terceiro lugar”

Frequente um lugar público onde possa permanecer sem julgamento

Seu café favorito, a academia de escalada, o parque dos cães, a aula de ioga ou até uma igreja podem ser escolhas excelentes. Não complique demais, opte por um ponto que goste e vá regularmente.

Vá lá na mesma hora e nos mesmos dias

Estabeleça uma rotina. As pessoas são criaturas de hábitos, e criar o costume de frequentar um local no mesmo período hora permitirá que você encontre pessoas com interesses semelhantes.

Converse com as pessoas

Não tenha medo de iniciar um diálogo. Pergunte a elas como se chamam e lembre-se de usar seus nomes. Pequenos gestos como esses tornam as interações mais amigáveis e significativas.

Lembre-se de sair de casa

No mundo atual é tentador ficar sempre em casa, pois você pode trabalhar, comer e se exercitar no próprio lar. Porém, tal existência solitária pode prejudicar sua saúde mental. Ter um “terceiro lugar” pode ser a chave para uma vida mais plena e conectada.

No próximo fim de semana, escolha um lugar para visitar e saia. Você descobrirá que o próprio “terceiro lugar” consegue proporcionar uma vida mais feliz e equilibrada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.