Veja algumas das modalidades de crédito para autônomos

As instituições financeiras estão mais flexíveis quando o assunto é aprovação de empréstimo para os autônomos. Confira algumas opções.

Tem sido cada vez mais comum atualmente conseguir crédito por conta da descentralização, e assim, um número maior de pessoas consegue ter acesso a esse benefício. Entre todos os grupos, conseguimos encontrar os trabalhadores autônomos, que até um certo tempo sofriam restrições devido à dificuldade de conseguir comprovar a renda.

Leia mais: Caixa oferece microcrédito de até R$ 3 mil para pessoa física e empresas

Entretanto, desde os bancos tradicionais até os digitais, as instituições financeiras estão mais flexíveis quando o assunto é aprovação de empréstimo para os autônomos, e esse mesmo grupo tem tido acesso também a algumas opções diferentes de crédito. Veja abaixo algumas delas.

Crédito Empresarial

Ter empréstimo para a empresa aprovado não quer dizer que precisa comprovar renda. Contudo, as taxas de juros acabam sendo bem mais altas porque essa é uma das garantias que a instituição financeira tem para saber se o cliente tem condições de pagar o valor que foi contratado.

Uma outra garantia que os bancos podem vir a solicitar é a indicação de algum contato pessoal para que seja feita a confirmação de cadastro. Além disso, também são exigidos o RG, CPF e comprovante de residência. Além dessas informações, os bancos, principalmente os tradicionais, podem ainda solicitar os extratos bancários com histórico de ao menos seis meses para comprovar renda, imposto de renda e também as notas fiscais de serviços prestados pelo profissional autônomo.

Também se faz necessário passar pela Análise de Crédito que comprove que o cliente possui uma certa capacidade de pagar o valor que foi solicitado no empréstimo, além de consultar se ele possui alguma pendência jurídica no seu nome, sejam antigas ou recentes, ou qualquer outro empecilho que pode acabar sendo determinante na aprovação dos valores.

A análise que mencionamos tem como base os mesmos documentos que são apresentados para poder comprovar renda: extratos bancários, notas fiscais de serviço e também a declaração do imposto de renda.

Crédito para negativados

Esse tipo de empréstimo acaba exigindo um pouco mais de atenção, e também um certo planejamento. Isso ocorre por causa das taxas de juros que são aplicadas, visto que elas são consideradas as maiores do mercado. Sendo assim, a modalidade pode acabar se tornando uma certa armadilha, provocando ainda mais endividamento.

Microcrédito

Essa modalidade tem os menores juros do mercado, com suas taxas aproximadas em 4% mensais. Ela é ofertada para pequenos negócios para alguns benefícios como reformas, compra de insumos e equipamentos ou até mesmo para alguma mudança de localização da empresa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.