Bullying: como criar crianças mais conscientes para evitar este tipo de problema?
O bullying pode causar consequências muito graves. Nesse sentido, os pais precisam criar crianças conscientes para evitar essa forma de agressão.
Antigamente, não se dava tanta atenção para os casos de agressões físicas e sobretudo psicológicas entre crianças. Porém, felizmente, com o passar dos anos, deu-se nome a esse tipo de ação: bullying. Nesse sentido, os pais precisam saber como criar filhos mais conscientes para evitar problemas com bullying.
Leia mais: Como se tornar pais melhores por meio de alguns pequenos hábitos diários
Afinal, o que é bullying? Entenda agora
De zombarias até ataques físicos, o bullying é um tipo de comportamento agressivo realizado repetitivamente por uma pessoa no intuito de exercer uma intimidação ou mostrar que tem algum poder sobre outra. Essa forma de violência, que pode ser tanto física quanto psicológica, causa bastante dor e tristeza na vítima.
É importante destacar que, com a internet, também surgiu a violência virtual, denominada cyberbullying. Nessa categoria, os ataques conseguem ser ainda piores, uma vez que são amplificados pelo mundo online e, consequentemente, as humilhações podem arruinar a honra e a imagem de quem sofre a violência.
Como criar crianças mais conscientes para evitar a prática de bullying?
Para prevenir que seu filho se transforme no agressor, é necessário estimular a empatia e o respeito pelos demais. Desse modo, também é importante conversar sobre o bullying e mostrar que essas atitudes violentas não são toleráveis. Confira a seguir algumas dicas para contribuir na redução do bullying:
Converse sobre apelidos
Uma forma extremamente comum de praticar bullying é por meio de apelidos depreciativos. Por isso, converse com seus filhos e deixe bem claro que eles só devem chamar outras crianças por apelidos caso elas permitam. Se houver algum incômodo com o apelido em questão, ele não deve ser usado.
Alimente o respeito pelo próximo
Como mencionamos inicialmente, é importante despertar a empatia para prevenir situações de bullying. Por isso, demonstre a importância de sempre se colocar no lugar do outro. Além disso, seja um exemplo de respeito pelas pessoas.
Monitore o que seus filhos fazem na internet
Converse com as crianças e explique que, no universo virtual, as colocações que elas fazem podem ser rastreadas. Ademais, monitore os conteúdos acessados. Caso a criança tenha perfis nas redes sociais, explique sobre as regras desse tipo de ambiente e a incentive a manter sempre a educação.
Comentários estão fechados.