4 hábitos comuns que podem estar acabando com a saúde dos seus ossos
Cuidar da saúde óssea é fundamental para evitar quedas e fraturas. Por isso, confira quais são os hábitos aparentemente inocentes que fazem mal aos ossos.
Você sabia que existem 206 ossos no corpo humano? Essas estruturas são essenciais para a sustentação do corpo e para a proteção dos órgãos. Por isso, é muito importante cuidar da saúde óssea. O que muita gente não sabe é que existem hábitos ruins para a saúde dos ossos, mas listamos quais são eles para você ficar sabendo a partir de hoje e evitá-los.
Leia mais: Anúncios controversos que as redes de fast food gostariam de esquecer
Hábitos ruins para os ossos
Ossos desgastados podem ser mais propícios a fraturas. Além disso, também aumentam as chances de osteoporose, que é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea e que atinge milhões de brasileiros. Veja abaixo quais os hábitos que você pode até achar que são inocentes, mas são péssimos para sua saúde óssea.
1. Tabagismo
O hábito de fumar causa diversos prejuízos à saúde e isso não é novidade para ninguém. Porém, os efeitos do tabagismo na saúde dos ossos é pouco divulgado. Alguns estudos apontam que a nicotina diminui a atividade das células responsáveis pela absorção de cálcio (osteoblastos), que é o mineral mais importante para os ossos.
2. Falta de exposição ao sol
O excesso de exposição aos raios solares faz mal, no entanto, muitas pessoas evitam se expor ao sol mesmo que por períodos curtos de tempo. Isso é prejudicial para os ossos porque os raios solares contribuem para a formação da vitamina D, que auxilia na absorção de cálcio.
3. Dormir pouco
Dormir é fundamental para a renovação dos nossos tecidos, portanto, a manutenção da saúde óssea também necessita de boas horas de sono. Pessoas que possuem o sono desregulado estão mais propensas a desenvolver problemas como a osteoporose.
4. Usar calçados desconfortáveis
Os sapatos são itens que servem para amortecer o peso do corpo. Calçados com a numeração incorreta, solas muito finas e saltos altos podem ser prejudiciais para os ossos, uma vez que sapatos muito apertados podem causar deformidades nos dedos e saltos muito altos podem causar danos à coluna cervical.
Comentários estão fechados.