ESSES sinais indicam que seu filho é superdotado
Capacidade de aprendizado superior aos demais pode ser indicativo, mas a avaliação de médicos e educadores é importante para diagnosticar superdotação.
Ter um filho superdotado é mais comum do que se pensa. Normalmente, essas são crianças com aprendizado acima da média para sua idade, que não necessitam de muitas explicações para entender um assunto e apresentam habilidades nas áreas artísticas e esportivas. Veja sinais de que você pode ter um filho superdotado.
Leia mais: Conheça a Inteligência Artificial que te ajuda a se preparar para entrevistas de emprego
Superdotação não é doença e pode ser diagnosticada pelo médico
A observação de uma possível superdotação começa em casa, com avaliação dos pais. Normalmente, as crianças superdotadas são muito inteligentes e gostam de aprender sobre vários assuntos de forma independente.
Além de conversar com professores e pediatras, a criança deve ser encaminhada para um neuropsicólogo para aplicar o teste de superdotação, como o SonR ou Wisc.
Embora não seja uma doença, é importante cuidar da superdotação dos menores. Isso porque eles podem se sentir frustrados ou ansiosos, afinal, necessitam de estímulos constantes.
Fique atento aos seguintes sinais
- Observe se o seu filho aprende mais rápido e com mais facilidade, em comparação com outras crianças;
- Veja se ele tem interesse em assuntos diversos e está sempre atualizado nas informações;
- Faça uma avaliação integrada entre aprendizado acadêmico, desenvolvimento artístico e esportivo;
- Preste atenção se seu filho é autodidata, ou seja, se aprende os conteúdos sozinhos e se não gosta de rotina;
- Note como ele se expressa e comunica suas ideias e opiniões, principalmente se tem poder de argumentação e persuasão, acompanhados de um rico vocabulário;
- Veja como seu filho se relaciona com as atividades que ele possui especial afinidade. Isso porque, normalmente, pessoas superdotadas se concentram mais em atividades de seu interesse;
- Examine se o seu filho é uma criança questionadora. O hábito de sempre perguntar o motivo ou o porquê das coisas é um indicativo de pessoas que não são conformadas e buscam entender o que está por trás dos eventos.
Caso você observe dois ou mais desses sinais no seu filho, converse com os responsáveis pela equipe pedagógica da escola em que ele estuda e com o pediatra que faz o acompanhamento do pequeno. Os primeiros exames para verificar se uma criança é superdotada são feitos a partir dos 2 anos e 6 meses de idade.
Comentários estão fechados.