Saiba quais são os principais hábitos que prejudicam a fertilidade masculina
Você, homem, que sonha em ser pai, fique atento aos hábitos abaixo que podem prejudicar sua fertilidade.
Para muitos casais, o sonho de serem pais é muito presente. Vários planos são feitos para que, então, o filho possa vir ao mundo. No entanto, muitos deles sofrem com problemas de infertilidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada cinco casais apresentam essa dificuldade. Estima-se, também, que 40% desses problemas são decorrentes dos maus hábitos de vida do homem.
Atente-se aos hábitos que você, homem, deve evitar
Confira agora 8 hábitos que prejudicam a qualidade dos espermatozoides e interferem na fertilidade masculina:
1. Equipamentos eletrônicos no colo
As temperaturas altas provindas dos aparelhos eletrônicos próximos aos testículos podem causar infertilidade, pois isso interfere diretamente na produção de espermatozoides.
2. Uso de plásticos
Quando os plásticos são fabricados, utiliza-se o ftalato no processo para aumentar sua durabilidade. No entanto, essa substância química sai facilmente do plástico, contaminando os alimentos e bebidas. Em altas concentrações, tal substância prejudica a produção hormonal e atrapalha a qualidade dos espermatozoides.
3. Alguns lubrificantes
Uma substância química chamada espermicida pode ser encontrada e alguns preservativos, cremes, películas, espumas, géis e supositórios. Ela pode matar os espermatozoides, impedindo a fertilização.
4. Consumo de bebidas alcoólicas e cafeína
O excesso de álcool e cafeína pode prejudicar a qualidade do sêmen. Pesquisas indicam que duas xícaras de café por dia e cinco ou mais doses de álcool por semana prejudicam a fertilização in vitro.
5. Sedentarismo e má alimentação
Estar acima do peso, para os homens, pode ser sinônimo de baixa testosterona, pior qualidade do esperma e fertilidade diminuída. Além disso, os homens obesos tendem a ejacular menos do que aqueles que estão no peso normal.
6. Instabilidade psicológica
A qualidade dos espermatozoides pode ser comprometida caso o homem sofra com ansiedade, depressão e até mesmo o estresse, pois esses sintomas causam alterações hormonais.
7. Alguns medicamentos e anabolizantes
Remédios para tratamentos de câncer, por exemplo, podem alterar a função testicular. Por isso, é indicado congelar os espermatozoides antes de iniciar o tratamento. Já os anabolizantes poderão causar impotência sexual e problemas de reprodução.
8. Má qualidade do sono
É muito importante ter um sono de qualidade, pois a ausência dele pode causar baixa fertilidade. Isso ocorre porque os hormônios são fabricados nesse momento, e são eles que garantem a qualidade dos espermatozoides.
Comentários estão fechados.