Autoconfiança é resultado de uma boa autoestima; Veja como aumentar a sua
Silenciar a autocrítica é um dos passos!
A autoconfiança é fundamental no trabalho e em relacionamentos. Porém, como nem sempre somos estimulados a acreditar em nosso potencial, a autocrítica entra em cena e pode nos fazer crer que somos perdedores. Para melhorar esse estado, é fundamental aprender como aumentar a autoestima e silenciar essa voz.
Leia mais: Cinco signos do zodíaco são mais propensos ao sucesso e ao destaque profissional
Autoestima e autoconfiança
Autoestima, autoconfiança e autoapreciação caminham juntas. Por isso, é que quando uma não anda bem, normalmente as outras despencam. Por exemplo, uma das causas para a baixa autoconfiança pode ser o excesso de autocrítica e a falta de apoio ao redor. Porém, com pequenas mudanças de atitude é possível aumentar a autoestima e, consequentemente, confiar mais em si mesmo. Acompanhe o passo a passo a seguir e implemente em sua rotina.
Tenha um desafio
Defina algo que te incomoda e te impede de evoluir. Pode ser no seu corpo, como consumir menos comidas gordurosas, ou nos seus relacionamentos, sendo uma pessoa mais firme.
A temática não é tão relevante. O importante é escolher algo com motivação forte o suficiente para te fazer agir e sair da zona de conforto em busca de aumentar a autoestima.
Anote os micropassos
Uma das causas do efeito sanfona psicológico é ser a pessoa super empolgada no início de uma tarefa, mas depois de uma semana não cumprir mais nada. Para combater esse efeito, anote os pequenos passos que você deu em direção ao desafio escolhido. O importante é fazer, mesmo que não com a perfeição esperada.
Valorize o processo, não o resultado
Uma pessoa de sucesso valoriza o processo, porque sabe que se motivar pelo resultado é um erro. Afinal, os dias não são todos iguais e nem sempre nossa ação vai nos levar na direção planejada.
Assim, você aprende que sair da zona de conforto, correr riscos e ir para ação podem ser chaves para aumentar a coragem, confiança e a competência, ingredientes fundamentais em pessoas autoconfiantes.
Silencie a voz crítica
Nossa mente sempre nos diz coisas. O importante é analisar se elas fazem sentido. E com a voz crítica, normalmente, não faz. Isso porque em pessoas com baixa autoestima, a tendência é a de não reconhecer os seus esforços e conquistas. Assim, agradeça a sugestão da autocrítica e deixe a voz negativa ir embora.
Tenha apoio dos amigos e familiares
Amigos e familiares que a gente confia podem ser boas fontes de animação e força para que a gente saia da zona de conforto. Além disso, normalmente ajudam a silenciar a autocrítica e contribuem para você reconhecer os seus esforços. Tenha gente boa ao seu redor e veja a vida mudar.
Comentários estão fechados.