Veja como calcular compras na Shein, Aliexpress e Shopee dentro da Remessa Conforme
Agora, os importadores podem calcular o valor das suas compras internacionais e conferir quanto vão pagar de impostos no total.
Com a chegada da Remessa Conforme, os preços das compras internacionais se tornaram mais complicados. Agora é preciso saber o valor a ser pago pelo produto junto do imposto recolhido obrigatoriamente.
A mudança passou a valer há algum tempo, após uma série de decisões tomadas pelo governo. Contudo, muitos compradores ainda não se adequaram à prática.
As novas regras fazem com que o indivíduo tenha de pagar impostos de 60% sobre a compra de produtos importados, mais a taxa de ajuste do ICMS, em torno de 17%.
Não obstante, a Remessa Conforme requer aderência obrigatória. Ou seja, não é mais possível importar sem usar os novos métodos.
Como saber o valor do produto com os impostos
É importante entender que a cobrança dos 60% de imposto sobre o produto também incide sobre o valor do frete. Com uma ferramenta simples é possível compreender em poucos minutos quanto será pago pelo item na chegada ao país.
O primeiro passo é acessar o recurso disponibilizado pelo “O Globo” clicando aqui. Depois, é preciso entrar com os detalhes do valor do produto mais o frete pago para trazê-lo para o Brasil.
(Imagem: divulgação)
Depois de criar a conta, você saberá o valor total a ser pago pelo produto, de acordo com as diretrizes da Remessa Conforme. Assim, poderá decidir se a compra realmente vale a pena ou se adquirir a mercadoria em território nacional compensa mais para o seu bolso.
Mais detalhes sobre a Remessa Conforme
Antes da Remessa Conforme, nem todas essas transações sofriam a cobrança de impostos de importação ao chegarem ao Brasil. Agora, todas as compras acima de US$ 50 podem sofrer incidência de impostos.
Entretanto, produtos abaixo desse valor ainda têm a incidência dos valores relacionados ao ajuste do ICMS de 17%, apesar de alguns usuários reclamarem de estar pagando impostos até mesmo em produtos com valor abaixo de US$ 50.
Por tudo isso, recomenda-se o uso de ferramentas como a que apresentamos para a realização do cálculo do valor a ser pago pelo produto já com os encargos fiscais. Caso os custos não sejam pagos, a Receita Federal pode apreender o seu produto ou até enviá-lo de volta ao vendedor internacional.
Comentários estão fechados.