Confira como lucrar colecionando moedas

Saiba como seu hobby pode render boas quantias de dinheiro.

Principalmente entre os mais velhos, colecionar moedas e cédulas é um hábito que percorre gerações. Muitos desses idosos nem possuíam um foco na valorização da moeda futuramente, e tinham essa prática como um hobby, para marcar gerações. No entanto, com o passar do tempo, moedas antigas que saíram de circulação se tornaram verdadeiras relíquias para colecionadores. Para saber mais, leia o artigo na íntegra e saiba como descobrir quanto vale uma moeda antiga.

Leia mais: Tem moedas raras? Saiba quanto valem aquelas moedas antigas de R$ 1.

Como saber se a moeda valorizou?

As pessoas que colecionam moedas antigas são denominadas numismatas. Muitas delas fazem de tudo para, de certa forma, completar a sua coleção, e não abrem mão de nenhuma moedinha sequer. Porém, às vezes a dificuldade financeira bate à porta, e é nesse momento que esse hobby pode gerar muitos lucros.

Para saber se uma moeda vale muito, é preciso prestar atenção a um conjunto de fatores que a farão tornar-se rara e/ou especial. Dessa forma, a idade da moeda não é a única característica a ser considerada.

Algo muito observado nas moedas é seu estado de conservação e o número de tiragem. Além disso, fatores que antes contribuíam para a saída da moeda de circulação, como erros de gravação, por exemplo, contribuem para que hoje elas possuam maior valor de mercado.

Edições comemorativas ou estampas exclusivas também são motivos para que as moedas tenham um valor ainda maior. Para que seja possível saber qual o valor atual da moeda, é possível buscar em catálogos de moedas antigas, ou procurar o auxílio de um especialista para fazer essa avaliação.

Atualmente, existem moedas que chegam a ultrapassar R$ 2 mil. No Brasil, ainda existem moedas de 2 mil réis, de prata, datadas da época do Império de Dom Pedro II. Apesar do tempo, elas podem ser achadas com certa facilidade, e valem algumas centenas de reais.

Quanto mais precioso o material, maior será o valor atribuído à moeda, portanto as de ouro e de prata costumam ser mais valorizadas. Outra característica que irá agregar valor é a raridade, de forma que quanto mais difícil de ser encontrada, mais ela deve valer.

Caso esteja planejando vender suas moedas, procure saber qual o interesse do seu comprador. Existem numismatas que preferem moedas que sofreram graus de oxidação, ou apresentam marcas temporais. No entanto, também existem aqueles que solicitam um bom estado de conservação. Isso poderá alterar o valor final, portanto fique atento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.