Como funciona a ilusão de ótica que transforma fotos negativas em coloridas
A imagem negativa pode se tornar “positiva” a partir desse truque capaz de enganar os nossos olhos. Entenda como funciona.
Por muito tempo, as pessoas lidavam bastante com os negativos que eram inicialmente capturados pelas câmeras analógicas e precisavam ser revelados. No entanto, com o tempo, a tecnologia conseguiu suprimir esse processo. Ainda assim, essas imagens podem ser muito interessantes, como nessa ilusão de ótica da foto negativa.
Leia mais: Ilusão de ótica para testar os seus olhos: quais números você viu primeiro?
O que é uma foto negativa?
Você já parou para pensar no que é uma foto negativa e o porquê dela receber esse nome? No caso, se chamam negativas porque aqui as cores originalmente claras ficam escuras e vice versa.
Dessa forma, o processo de revelar uma foto, antigamente, consistia na recuperação da tonalidade original por meio da conversão com substâncias químicas. Porém, o que poucos sabem é que dá para realizar essa conversão diretamente em nossos olhos.
Isso acontece quando encaramos uma imagem negativa com atenção. Nesse momento, os nossos receptores de cores irão enviar mensagens contínuas e intensas ao nosso cérebro. Então, como não existe harmonia entre os receptores, a mente irá converter as imagens através de seu negativo.
Como fazer essa ilusão?
Para muitos é simplesmente impossível pensar que o nosso cérebro consegue converter cores e transformar imagens. Mas eles certamente não sabem o poder que o nosso cérebro possui para configurar as informações.
Mas, se ainda assim você não acredita, então veja como essa ilusão de ótica funciona. Para começar, observe a imagem da esquerda com bastante atenção e fique com os olhos fixos nela por pelo menos 30 segundos.
Depois, tudo o que você precisar fazer é desviar o seu olhar para o espaço em branco ao seu lado e, se precisar, pisque algumas vezes. Então, você conseguirá reconhecer os contornos da imagem que lhe aparece perante os olhos.
Inclusive, também poderá notar como, levemente, as cores da imagem também começam a surgir. Certamente isso pode dar um bug na mente de muita gente, mas não podemos dizer que não se trata de um experimento muito interessante!
Comentários estão fechados.