É possível pagar parcelas atrasadas de imóveis com o FGTS; veja como!

Você pode parcelar dívidas em até 12 vezes. Saiba como funciona.

O Conselho Curador do FGTS aprovou uma medida que autoriza o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento de até 12 parcelas atrasadas de imóveis. Além dessa novidade, a Caixa Econômica Federal atualizou as regras de uso do FGTS e também como ele será debitado. Quer saber como esse processo vai acontecer? Faça a leitura deste artigo na íntegra e descubra. Boa leitura!

Veja mais: Quem pode receber o FGTS emergencial de R$ 1 mil?

É possível utilizar o FGTS para pagar dívidas?

O FGTS é um serviço governamental criado para garantir a segurança financeira do trabalhador. Apesar de já ser possível utilizar as quantias desse fundo para pagar dívidas, elas tinham uma limitação de 90 dias. Atualmente, é possível pagar dívidas no período de até 1 ano com esse dinheiro.

Contudo, esse limite de 3 meses estava se mostrando insuficiente, pois cerca de 40 mil pessoas vinculadas ao FGTS possuíam um tempo maior de atraso em dívidas. Por isso, o Conselho Curador do FGTS decidiu liberar maiores limites de uso do FGTS. Assim, os beneficiários agora podem cobrir 12 meses de parcelas atrasadas.

Como utilizar o FGTS para pagar parcelas atrasadas de imóveis?

Para fazer uso dessa nova medida, o beneficiário deve se dirigir ao banco responsável pelo financiamento do imóvel adquirido. Desse modo, a instituição poderá abater até 80% do valor das parcelas com o dinheiro do fundo, depois da autorização do cliente.

Porém, atente-se aos limites dessas parcelas. Isso porque a medida só cobrirá imóveis avaliados em até 1,5 milhão de reais. Outra restrição é que quem já tiver utilizado esse dinheiro para diminuir o número de parcelas a pagar deverá esperar o fim desse intervalo.

Como sacar o dinheiro do FGTS para utilizar em imóveis?

As regras para o saque continuam as mesmas:

  • Contribuição de pelo menos 3 anos;
  • Não ter outro imóvel no município;
  • Não ter outro financiamento no SFH.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.