Veja como proteger sua SmartTV LG de hackers

Entenda como uma séria brecha de segurança nas Smart TVs LG pode afetar seu aparelho e o que fazer para protegê-lo.

Recentemente, a empresa de cibersegurança Bitdefender identificou uma preocupante brecha de segurança nas Smart TVs da LG, potencialmente impactando mais de 90 mil aparelhos no mundo.

Este incidente destaca vulnerabilidades no sistema operacional webOS, versões de 4.9.7 a 7.3.1-43, colocando em risco a privacidade e a segurança dos usuários de tais dispositivos.

A falha mais crítica, conhecida como CVE-2023-6317, permite a criação de um usuário não autorizado durante o pareamento da televisão com o aplicativo ThinkQ, que interage com outros dispositivos LG.

Esse acesso indevido facilita ataques, pelos quais os invasores conseguem não apenas coletar dados pessoais sensíveis, mas também executar ações como proprietários legítimos dos aparelhos.

Quais os modelos afetados?

As televisões afetadas são:

  • webOS 4.9.7 – 5.30.40 que roda na TV LG43UM7000PLA;

  • webOS 5.5.0 – 04.50.51 que roda na TV OLED55CXPUA;

  • webOS 6.3.3-442 (kisscurl-kinglake) – 03.36.50 que roda na TV OLED48C1PUB;

  • webOS 7.3.1-43 (mullet-mebin) – 03.33.85 que roda na TV OLED55A23LA.

Cada um opera nas versões do webOS mencionadas, assim estão expostos a potenciais invasões e outros tipos de ações maliciosas.

Empresa já disponibiliza atualização para corrigir o problema – Imagem: Reprodução

Qual o impacto para os usuários?

Usuários desses modelos podem enfrentar ameaças como a invasão de privacidade até ataques que comprometam a segurança de outros dispositivos conectados à mesma rede, como computadores, celulares, tablets, etc.

A brecha permite que hackers realizem o que é popularmente conhecido como ‘sequestro de sessão’, em que o controle do aparelho é totalmente tomado.

Como proteger o seu aparelho?

Para mitigar tais riscos, a LG já iniciou o lançamento de atualizações de segurança, que começaram a ser distribuídas para os modelos afetados a partir do final de março de 2024.

É vital que todos verifiquem e instalem a última versão do firmware disponível. Para isso, pode-se acessar o menu de configurações da TV, verificar atualizações disponíveis e baixá-las.

Recomenda-se também manter o recurso de atualizações automáticas ativado, garantindo assim que seu dispositivo esteja sempre protegido contra ameaças sem necessidade de intervenção manual.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.