Veja como solicitar a Carteira da Pessoa Idosa de forma 100% online

A documentação dá direito a vagas gratuitas em transportes públicos. Confira!

Os idosos que possuem direito ao recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também contam com a disponibilização de vagas gratuitas em transportes coletivos interestaduais ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens. Assim, para ter acesso ao benefício, o cidadão precisa solicitar a Carteira da Pessoa Idosa, documentação fornecida pelo Ministério da Cidadania. Acompanhe a leitura e saiba como!

Leia mais: Confira o calendário com os novos prazos de renovação da CNH

Qual a finalidade do documento?

A Carteira da Pessoa Idosa visa facilitar a mobilidade e deslocamento do idoso, nos quais são garantidos por lei. Assim, o documento permite que o idoso ocupe vagas gratuitas em veículos interestaduais, como ônibus, trem e barco, ou pague apenas metade do valor das passagens.

André Veras, diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério da Cidadania, explica que todos os idoso beneficiários do BPC que estão incluídos no Cadastro Único preenchem os requisitos de seleção para solicitação da carteira.

“Hoje temos cerca de 94% do público cadastrado, o que representa mais de dois milhões de idosos. A digitalização da Carteira significa um importante avanço para os idosos que recebem o BPC, já que simplifica a comprovação do direito e a solicitação das passagens interestaduais gratuitas ou o desconto de 50% no valor dos bilhetes”, afirma.

Veja como emitir a Carteira da Pessoa Idosa

Assim, para poder dar entrada no processo de solicitação da Carteira, a pessoa idosa precisa possuir 60 anos ou mais, ter uma renda individual de até dois salários mínimos e estar devidamente inscrita no Cadastro Único.

Além disso, a solicitação pode ser feita pela internet. Basta acessar o site: carteiraidoso.cidadania.gov.br e seguir os passos indicados pelo portal.

Tal documentação também tem validade em sua forma digital através da tela do celular, uma vez que conta com verificação de QR Code para a sua validação junto às empresas de transportes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More