Confira a visão dos especialistas sobre o uso do desodorante
De acordo com especialistas, o uso de desodorante é mais uma necessidade cultural e pessoal do que uma necessidade médica em potencial.
O uso do desodorante, assim como lavar o rosto e escovar os dentes todos os dias, é considerado um hábito que faz parte da higiene básica de todo indivíduo. No entanto, manter esse hábito é mais uma questão pessoal e cultural do que médica. Aqui você vai conferir a visão dos especialistas sobre o uso de desodorantes.
Leia mais: Projeto Higiene Bucal para Educação Infantil
Veja quais são as razões para o uso de desodorantes ou antitranspirantes
Um dos principais motivos para o uso desses produtos é o suor. Contudo, de acordo com os especialistas, o suor não possui cheiro. O que acontece é que as bactérias que estão na pele “quebram” o suor, e então causam o odor.
Eles ainda explicam que a melhor hora para usar antitranspirante é pela noite, na hora de dormir. Isso porque tendemos a suar menos e o produto pode formar uma espécie de tampão dentro da glândula sudorípara, e assim atuar melhor.
Caso você não seja uma pessoa que transpira muito, não vale a pena o uso do desodorante, pois ele pode bloquear a produção de suor e gerar prejuízos à saúde. Entretanto, é compreensível o fato de algumas pessoas usarem o desodorante para cheirar de forma mais agradável.
Curiosidade sobre o suor
Você sabia que a sua dieta pode influenciar diretamente no seu cheiro? Pois é! O odor do suor pode ser influenciado pelo tipo de alimento que você consome.
Por exemplo, o suor de indivíduos que se alimentam de grande quantidade de vegetais crucíferos, como brócolis e couve-flor, pode exalar um cheiro diferente e sulfuroso.
E quando as pessoas não usam desodorante?
Fazer o uso de produtos como desodorantes ou antitranspirantes tem suas vantagens e desvantagens, e dependem de como os indivíduos se sentem em relação ao uso ou não.
Tomar banho é a maneira mais eficaz de combater o odor, segundo os especialistas. É importante focar em lavar o rosto, axilas e áreas genitais. Isso impede o crescimento de microrganismos, leveduras e bactérias.
Comentários estão fechados.