Veja qual a maneira correta de armazenar laticínios

Além da tampa externa de plástico, os laticínios contam com um lacre interno feito de alumínio que serve como uma camada de proteção extra.

Diversas embalagens de laticínios contam com um lacre interno feito de alumínio, além da tampa externa de plástico, que serve como uma camada de proteção extra nas embalagens desses produtos. Isso ocorre porque os itens à base de leite necessitam de um cuidado maior para serem armazenados, porque podem estragar mais rápido, causar intoxicações ou infecções causadas por bactéria.

Leia mais: Ranking dos 5 vegetais mais saudáveis para incluir na alimentação

Para que serve e quais os riscos

O lacre de alumínio serve para manter o laticínio isolado do oxigênio, fazendo com que o alimento fique livre de agentes externos, bactérias e outros microrganismos prejudiciais para a saúde. Além disso, o invólucro garante ao consumidor que o produto não foi adulterado e está exatamente como saiu da fábrica. Ele atua como uma membrana protetora e inviolável, garantindo mais proteção.

Porém, esse lacre pode gerar problemas quando não consumimos o produto imediatamente e o guardamos na geladeira após aberto. Isso ocorre principalmente nos potes que servem mais de uma porção, pois é preciso armazenar o que restou do produto. Logo, é mais seguro e higiênico remover de forma completa o lacre de proteção e guardar o produto apenas com a tampa plástica externa.

A importância de remover todo o lacre

É recomendado, pelos profissionais de segurança alimentar, remover todo o lacre interno, pois eles perdem a função de proteção após abertos. Geralmente, esta parte costuma ficar suja e com resquícios do alimento, podendo acelerar a produção de microrganismos quando entram em contato com o ar e acabar contaminando todo o conteúdo interno.

Além disso, essas sobras de alimentos que ficam nas tampas também ficam ressecadas mais rápido e podem acabar sujando outras partes da embalagem, criando assim um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e doenças. Além disso, colocam todo o alimento em perigo de contaminação e ainda aumentam a chance de estragar mais rápido.

Assim, pelo bem da sua saúde, é recomendado remover completamente o lacre de alumínio e ficar apenas com a embalagem de plástico como proteção. Por fim, nos casos em que o pote esteja danificado de alguma forma, é melhor transferir todo o alimento para um recipiente bem vedado, como um de vidro.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.