Veja qual cálculo fazer para saber qual o melhor combustível para o seu carro
A Petrobras já anunciou a suba dos valores do combustível. Diante disso, iremos lhe mostrar qual o cálculo que você deve fazer para usar o combustível mais vantajoso para você.
Petrobras irá fazer uma correção nos valores nas refinarias da gasolina e do diesel. Após 57 dias sem ocorrer mudança nos preços dos combustíveis, a média passará de R$ 3,25 para R$ 3,86, aproximadamente 19%.
Devido a suba nos valores da gasolina e do diesel, há uma pergunta que não quer calar. É viável abastecer o carro flex com álcool?
Aparentemente existe uma regra para resolvermos esta conta básica. Se o etanol diz respeito a 70% do preço da gasolina, é obvio que ele será a melhor escolha.
A fórmula para o cálculo é essa: efetue a divisão do valor do desempenho do álcool e da gasolina. Um exemplo rápido, se o carro consegue rodar 7,2 km/litro com álcool e 10 km/litro com gasolina, obteremos 0,72 ou 72% de eficiência com álcool.
Se você possui um carro com computador de bordo, ele fornecerá esta informação. Porém, se seu carro não possui o mesmo equipamento o procedimento será esse: complete o tanque e zere o hodômetro parcial, ou você pode apenas anotar o número, logo após você percorrerá a distância desejada e enchera novamente seu tanque, dividindo o total abastecido pela quilometragem rodada. Depois divida o valor do álcool pelo da gasolina.
Se preferir, existem sites que podem lhe auxiliar nesta conta.
É benéfico misturar etanol e gasolina?
Não há problema algum efetuar tal mistura em carros flex, além de não causar nenhum dano ao motor.
Comentários estão fechados.